Grande esquema de contrabando em Salto del Guairá desmantelado em ação interinstitucional

Antônio Coca

Uma equipe de trabalho interinstitucional formada pelo Ministério Público, a Unidade Interinstitucional Contra o Contrabando – UIC, a SENAD – Secretaria Nacional Antidrogas , Alfândega, a Itaipu Binacional e a Marinha do Paraguai, realizou uma grande operação no âmbito da luta contra o contrabando. O desfecho da operação aconteceu em uma propriedade que corresponde à faixa de segurança da Binacional Itaipu, localizada em Colônia Camino 3, distrito da cidade de Salto del Guairá, Departamento de Canindeyú, mais conhecido como “Puerto Cero”.

Barcos especialmente construídos e motorizados para grandes cargas.

Esta propriedade possui um porto clandestino com grandes embarcações preparadas para o transporte de mercadorias presumivelmente contrabandeadas para o Brasil. No local, foram encontrados 19 barcos equipados com motores externos (popa) de grande potência, carregados com 3.000 caixas de cigarros, todos protegidos por tendas e prontos para serem enviados para o Brasil. Da mesma forma, ainda na propriedade existe um depósito onde estavam cerca de 800 caixas de cigarros e outras três casas menores.

Os supostos contrabandistas fabricaram seus próprios barcos para a passagem de mercadorias, de acordo com os elementos encontrados. No local também foram encontrados 15 caminhões e vans grandes, todos com cigarros de várias marcas.

Um dos depósitos existentes no local,

A propriedade possuía câmeras de circuito fechado e serviço de Wi-Fi e os depósitos eram interligados por corredores internos. Eles mantinham um trator para a transferência de carga dos depósitos para o lago Itaipu, onde ficava o porto clandestino.

O procedimento foi chefiado pelo Agente Fiscal Israel Villalba, da Unidade Penal Ordinária de Salto del Guairá, que ordenou que todas as mercadorias e caminhões fossem enviados para o depósito da Alfândega de Salto del Guairá. Enquanto os barcos serão transferidos para a Base da Marinha do Paraguai naquela cidade.

Frota de carretas e caminhões aguardavam para descarregar.
Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções