Inaugurados há 19 anos em Campo Grande, painéis de aves da fauna de MS serão revitalizados

Entre prédios e a rotina de uma cidade que, em meio ao progresso presenteia a população com imagens da fauna típica de nosso Estado, Campo Grande tem entre suas características obras que exaltam a natureza. Há 19 anos, o Edifício 26 de Agosto contempla quem passa pela área central da cidade com dois painéis, sendo um de um Papagaio Verdadeiro e outro de uma Arara Vermelha, cada um pintado em uma empena cega, nas laterais do prédio de 15 andares e 45 metros de altura.

Assinadas pelo artista plástico Cleir, as obras passam por revitalização, por meio de parceria com o Sicredi e dentro de aproximadamente 60 dias, as cores e formas das aves serão novamente vistas. “Você olha para o céu de nossa cidade e vê aves maravilhosas da nossa fauna em meio aos prédios. É um privilégio sair na janela de casa e ver araras, papagaios e diversas outras aves e, inspirado nisso, no ano 2000 pintei estas aves no prédio. Agora, com esse grande apoio do Sicredi, que viabilizou a revitalização, tenho a honra de revitalizar estes dois painéis, como um presente para Campo Grande”, relata Cleir.

Em um balancinho elétrico especialmente apto para este trabalho, Cleir e seu assistente Luiz Carlos, cuidam de cada detalhe das aves e pouco-a-pouco cores, contornos e formas renovam a paisagem com novos contrastes. Desde 2017, Cleir e o Sicredi mantém uma parceria voltada à preservação da cultura e da identidade de Campo Grande, por meio da revitalização de obras do artista. A primeira foi a arara azul que emoldura o edifício do hotel Bristol Exceler Plaza, na Avenida Afonso Pena.

No final do mesmo ano, o Monumento Pantanal Sul, conhecido como “Tuiuius do Aeroporto”, voltaram a embelezar e dar boas-vindas a quem chega à cidade. “Cleir retrata a essência de nosso Estado. Com seu talento e amor à natureza, exalta nossa fauna de maneira única. O Sicredi valoriza a cultura e arte e acredita que estes atrativos elevam o potencial turístico da cidade”, destaca o presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Ramos Regis. 

Para o presidente da Sicredi Campo Grande MS, Wardes Lemos, o apoio da instituição reforça o comprometimento da cooperativa com iniciativa a de valorização do município. “Campo Grande é a Capital com mais agências Sicredi no País e, investir na cultura e arte regionais é uma forma de valorizar à cidade e presentear a população que nos recebe com tanta confiança”, avalia.

Além de Campo Grande, Cleir também revitalizou em parceria com Sicredi, o painel do edifício Adelina Rigotti, conhecido como “Prédio das Araras”, em Dourados. A revitalização dos painéis tem apoio ainda da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Semadur (Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e Planurb (Agência Municipal de Meio-Ambiente e Planejamento Urbano).

Amor por MS

Ao longo de mais de 25 anos de carreira, Cleir assina obras icônicas por todo o MS. Na Capital, as mais conhecidas são a Praça das Araras, Monumento do Sobá (Feira Central) e o Monumento Pantanal Sul (Aeroporto), Arara Azul (Bristol Exceler Plaza). Há ainda obras em Dourados, Três Lagoas, Bonito, Bodoquena, Aquidauana, Corumbá, Ponta Porã e Ladário.

O artista tem duas obras prestes a inaugurar, sendo uma em Bataguassu e outra em Alcinópolis. Guardados na memória do artista e de muitas pessoas, há ainda os painéis da Onça-Pintada, inaugurada em 1994 e apagada em 2015 e dos Tuiuiús, pintados em 1995 e apagados em 2013. Ambos embelezavam a região central de Campo Grande.

Com UNA Comunicação

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções