Indústria do vestuário de MS interrompe retração de anos anteriores e prevê estabilidade em 2020

Após registrar retração nos últimos anos em Mato Grosso do Sul, a indústria do vestuário e têxtil estadual deve permanecer estável neste ano, com o valor bruto da produção (VBP) mantendo-se no mesmo patamar de 2019, quando somou R$ 1,1 bilhão. Comparado com o resultado de anos anteriores, a análise para 2020 aponta para o início de uma recuperação gradual do segmento composto por 293 empresas que empregam 1.295 trabalhadores com carteira assinada.

Segundo o presidente do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, o cenário de estabilidade, que pode até ser considerado modesto, é resultado da crise vivida no País há alguns anos. “O mercado está se ajustando ao novo cenário econômico. Cada empresa tem seu nicho de mercado e deve seguir a evolução tecnológica para melhorar a produtividade, se adaptar para produzir mais e com custo menor”, comentou.

Francisco Veloso também reforça a importância de o empresário da indústria do vestuário e têxtil focar na solução e não em um problema que emperre seu crescimento. “As empresas precisam procurar os caminhos para crescer mesmo em momentos desfavorável na economia e não entrar na zona de conforto. Nós do Sindivest/MS, juntamente com o Senai e todo o Sistema Fiems, procuramos apoiar oferecendo inovação, tecnologia através de cursos de produção e gestão de processo produtivo”, destacou.

Os índices poderiam ser melhores, de acordo com ele, mas isso não faz jus ao potencial da indústria no Estado e no País. “Mato Grosso do Sul tem que almejar crescer sempre. Nossa indústria tem todos os pilares para complementar este crescimento: temos tecnologia e os profissionais precisam buscar qualificação”, projetou.

O líder sindical acrescenta o Sindivest/MS firmou uma parceria com o Senai para realizar uma série de ações voltadas a beneficiar as indústrias do vestuário e têxtil, que demandam profissionais altamente qualificados. Entre as iniciativas estão o curso técnico de modelagem do vestuário, além de atender à demanda de cursos rápidos, como modelagem industrial, modelagem digital, planejamento e controle de produção e marketing digital para a indústria do vestuário.

Com Assessoria

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções