Israelenses deixam resgate em Brumadinho na tarde desta quinta-feira

O governo brasileiro foi informado que os militares das Forças de Defesa de Israel (FDI) – que chegaram ao Brasil no domingo para ajudar nos trabalhos – retornarão a seu país nesta quinta-feira, às 15 horas. Na noite de quarta-feira, o governo brasileiro não sabia explicar exatamente as razões.

É visível, a divisão de protagonismo de trabalho no socorro às vítimas da tragédia de Brumadinho, situação que está provocando o que se define como “curto circuito” entre o governo de Minas gerais e as Forças Armadas que se prontificaram a ajudar, mas o governo recusa a ajuda com diferentes alegações.

As Forças Armadas colocaram um contingente de mil homens, desde sexta-feira, prontos para auxiliar no resgate de sobreviventes. Só que não houve solicitação de uso do grupo. O governo de Minas informou que não havia necessidade daquele tipo de apoio e, se precisasse, solicitaria. A avaliação de militares é de que o salvamento de Brumadinho “está muito politizado”.

A equipe de cerca de 130 soldados e oficiais israelenses desembarcou domingo à noite. Eles começaram a trabalhar na segunda-feira e logo foram informados de declarações do comandante das operações de resgate, tenente-coronel Eduardo Ângelo, de que os equipamentos trazidos de Israel para Brumadinho não eram efetivos para esse tipo de desastre.

Questionado, o governo de Minas Gerais esclareceu que “não houve recusa de colaboração de militares” e tropas federais poderão ser solicitadas “caso haja necessidade”, conforme informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções