LabSenai Alimentos e Bebidas é responsável por analisar refeições do HU de Dourados

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o LabSenai Alimentos e Bebidas, que integra o IST Alimentos e Bebidas (Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas), em Dourados (MS), é o responsável por analisar as amostras das refeições servidas aos pacientes internados no HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

A medida assegura que, enquanto referência na região da Grande Dourados para o atendimento de pacientes graves acometidos pela COVID-19, os pacientes estejam livres de quaisquer doenças transmitidas pela ingestão de alimentos e bebidas contaminados.

“A análise de amostras da alimentação fornecida já atendia aos protocolos de segurança, porém, neste momento de contenção da contaminação pela Covid-19 e da necessidade de uma atenção maior aos pacientes críticos que poderão ser acometidos pela doença, esse trabalho protege o consumidor do hospital de ter alguma contaminação por vírus ou bactérias e incentiva a higienização das mãos, que é o principal procedimento para que não sejam transmitidas doenças”, afirmou a nutricionista Dabiana Mariano, que trabalha na empresa Presta, que fornece a alimentação para o hospital.

Isso porque a Presta encaminha ao LabSenai Alimentos e Bebidas as swabs – cotonetes usados para coleta de amostras – de diversas superfícies do hospital, além de amostras coletadas nas próprias mãos dos colaboradores que manipulam e preparam as refeições. Amostras de lotes das refeições já prontas e que serão distribuídas aos internos do hospital também são encaminhadas para análise pelo laboratório do Senai.

“As amostras de controle de qualidade da alimentação chegam para nós toda semana. Fazemos a análise de cinco diferentes tipos de ensaios microbiológicos, que verificam a presença dos principais tipos de microorganismos que possam a vir causar algum tipo de intoxicação alimentar”, explicou a coordenadora do LabSenai Alimentos e Bebidas, Maria Carolina Silva Pego.

O LabSenai Alimentose Bebidas integra o IST Alimentos e Bebidas e atua na análise microbiológica e físico-química de matrizes de produtos de origem animal e vegetal: carnes e derivados, leites e derivados, pescados, ovos, massas e panificação, mel, salináceos, entre outros, além de consultorias e desenvolvimentos de produtos para a indústria.

Neste momento de pandemia, é o único laboratório de Mato Grosso de Sul acreditado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) que continua analisando amostras de produtos de origem animal e vegetal produzidos no Estado.

Com Assessoria

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções