Mandetta alerta para os impactos do coronavírus em comunidades indígenas

Agência Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, falou nesta quarta-feira (1) sobre a preocupação dos impactos do coronavírus em comunidades indígenas.

“Isso é uma grande preocupação que a gente tem. A história de relação dos indígenas com os vírus e patógenos dos não indígenas, sempre foram histórias de que os indígenas têm uma resposta muito diferente e podem ter curvas a maior em relação a morbidade e letalidade nessa doença.” Afirmou.

A declaração foi dada após a confirmação do primeiro caso de indígena com Covid-19. Uma mulher da etnia Kocama, de 20 anos, agente indígena de saúde. Ela atua no Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Solimões, na área no município de Santo Antônio do Içá, sudoeste do Amazonas. A indígena foi contaminada após ter contato com um médico diagnosticado com a doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde Indígena, a paciente está em isolamento social em casa e não apresenta sintomas da doença. Para o ministro é necessário redobrar os cuidados, pela peculiaridade de arranjo social e principalmente em comunidades mais isoladas.

Conforme Mandertta, “Principalmente aquelas que tem muito pouca convivência e muito pouco sistema imunológico preparado para uma situação como essa. Os indígenas têm agrupamentos, Eles têm ocas coletivas. Eles têm muito contato. Eles têm hábitos que podem facilitar muito essa história pro vírus.”

O ministro alertou ainda que o indígena tem um sistema de saúde muito mais frágil que o SUS. A Secretaria Nacional de Saúde Indígena afirmou que os 34 Distritos Sanitários Especiais produzem, atualizam e adotam os protocolos de manejos clínicos do Plano de Contingência Nacional para Infecção do coronavírus.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções