Ministros do STF retomam hoje julgamento do deputado Nelson Meurer

Ministros do STF retomam hoje julgamento do deputado Nelson Meurer

COMPARTILHAR

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma hoje (22) o julgamento do deputado federal Nelson Meurer (PP-PR). Em mais de quatro anos de operação, ele é o primeiro réu da Lava Jato a ser julgado na Corte. O deputado e os filhos dele, Nelson Meurer Júnior e Cristiano Augusto Meurer, foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em 2016, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

De acordo com a PGR, Nelson Meurer recebeu R$ 357 milhões desviados da Petrobras, de 2004 a 2012. Naquela época, Meurer integrava a direção do Partido Progressista (PP) e a legenda foi quem indicou Paulo Roberto Costa, para a Diretoria de Abastecimento da estatal. Na primeira parte do julgamento, na terça-feira passada (15), os ministros da Segunda Turma ouviram as partes.

A subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio pediu a condenação dos réus. Já os advogados do deputado Nelson Meurer e dos irmãos Nelson Meurer Júnior e Cristiano Augusto Meurer afirmaram que as provas eram insuficientes e pediram a absolvição deles.

O julgamento recomeça às 14h, com o voto do relator, ministro Edson Fachin. Depois, votam os ministros Antonio Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello.