A região do Araguaia recebe, desde ontem, segunda-feira (16), uma missão da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Até o dia 20 de julho serão feitas escavações, reconhecimento de novos pontos e visitas a locais de memória, tudo relacionado à guerrilha do Araguaia.
A equipe é composta por um médico-perito; uma arqueóloga forense, uma bioantropóloga, três geofísicos e cerca de oito familiares de desaparecidos políticos. A missão está dividia em dois grupos. Um participa de escavações e coleta de depoimentos em Marabá e São Geraldo do Araguaia, no Pará.
Outro fará reconhecimento e georreferenciamento de pontos localizados em cidades mais distantes, podendo chegar a municípios do estado do Tocantins. A Comissão Especial tem como finalidade fazer o reconhecimento de pessoas mortas ou desaparecidas em razão de violações aos direitos humanos ocorridas após o regime civil-militar de 1964. Também promove esforços para localização dos corpos e adotar medidas para o cumprimento das recomendações da Comissão Nacional da Verdade.
O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções