Municípios do Rio de Janeiro adotam ações rígidas de isolamento social para conter a Covid-19

Agência Brasil

Os municípios de Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, adotaram nesta segunda-feira (11) medidas mais rigorosas de isolamento social para evitar a expansão do novo coronavírus. Juntas, as duas cidades concentram cerca de 1,2 mil casos confirmados e 90 mortes por Covid-19, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde.

Em Niterói, foi adotado o lockdown, uma medida de isolamento rígido, em que é permitido o deslocamento apenas por força de trabalho, para ida a serviços de saúde, a estabelecimentos autorizados a funcionar e para a compra de alimentos e medicamentos.

A fiscalização está sendo feita pela Guarda Municipal, que montou barreiras em todas as entradas da cidade. Os veículos são parados e todos os ocupantes dos veículos têm que medir a temperatura. Só os motoristas que confirmarem, com documento, a necessidade de circulação, são autorizados a passar.

As pessoas que estiverem nas ruas poderão ser abordadas por autoridades e terão que esclarecer o motivo do deslocamento. A medida vale também para o acesso à cidade de moradores de outros municípios. A multa para quem desobedecer é de R$ 180 e pode dobrar para os casos de reincidência.

O secretário de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, teme pelo colapso no sistema de saúde na região metropolitana, já que o número de casos da doença e de mortes estão subindo a cada dia. Segundo ele, a circulação de pessoas nas ruas está descontrolada.

Já em São Gonçalo, o lockdown atingirá apenas o centro da cidade e o bairro de Alcântara, principais centros comerciais do município. Nesses locais só poderão funcionar estabelecimentos essenciais e será proibida a permanência de pessoas nas ruas e outras áreas públicas.

As medidas serão adotadas até a próxima sexta-feira (15) , nos dois municípios, mas as prefeituras avaliarão se será necessário estender o prazo. O município de Búzios, na Região dos Lagos, também decidiu endurecer as medidas restritivas e a partir desta segunda-feira (11), entra em vigor um toque de recolher, sempre das 23h as 6h a circulação na cidade só será permitida para pessoas que comprovarem a necessidade de estarem fora de casa.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções