Na guerra às drogas, Ministro determina transferências maciças na polícia do Departamento...

Na guerra às drogas, Ministro determina transferências maciças na polícia do Departamento de Amabay

COMPARTILHAR
Ministro Arnaldo Giuzzio.

Antônio Coca

O ministro do Interior, Arnaldo Giuzzio, anunciou nesta quinta-feira (14), que haverá transferências maciças na polícia do Departamento de Amambay após os últimos acontecimentos naquela região do Paraguai. Ele ressaltou que a situação está complicada devido ao combate às drogas e à disputa de território e destaca que a medida será aplicada também em Pedro Juan Caballero. “A corrupção nessa área é grande, acontece que muitas vezes alguns agentes recebem dinheiro de grupos criminosos”, disse o ministro.

O Secretário de Estado afirmou que narcotraficantes muitas vezes continuam operando de forma desenfreada desde as prisões e que a luta na cidade de Pedro Juan Caballero é por território. Em sua opinião, os criminosos administram grandes somas de dinheiro para permear as instituições do Estado. Giuzzio lembrou que na época vários “chefes” do narcotráfico foram presos e mortos, mas uma nova disputa começou e os atos de violência aumentaram. Ele ressaltou que os casos de Pedro Juan Caballero também podem ser devidos a um “efeito rebote” porque ele se espreme em um lugar e explode em outro.

“O crime organizado não vai desaparecer, mas pode se deslocar para outro lugar. Precisamos ter mais presença nessa área, isso não é fácil, senão nem o melhor ministro vai conseguir lutar contra eles. Há muito dinheiro em jogo, dinheiro do narcotráfico, o mercado aumentou e a produção aumentou, mas isso não é só no Paraguai, é no mundo”, acrescentou.

Fonte: Última Hora