No Paraguai alvo principal da Operação Status é o Clã Morinigo

Com a Operação Status a Polícia Federal do Brasil e SENAD do Paraguai, desmantelam importante organização criminosa da região de fronteira estendida para várias cidades e estados no Brasil. A ação conjunta inédita entre o Paraguai e o Brasil com o objetivo de desmantelar um poderoso esquema dedicado ao narcotráfico e à lavagem de dinheiro. A magnitude da operação internacional está apoiada na execução de operações simultâneas em cinco estados do Brasil que estarão conectadas com as ações paraguaias em Pedro Juan Caballero.

O clã García Morínigo

Além de se estabelecer como uma estrutura poderosa para a lavagem de dinheiro, o esquema controlava grande parte do mercado de cocaína entre o Paraguai e o Brasil. As atividades de lavagem de dinheiro por meio de casas de câmbio e outras empresas com capacidade de mobilizar grandes volumes de dinheiro foram conduzidas por um grupo familiar, “Los García Morínigo” que por sua vez apoiou toda uma rede de agências comerciais e financeiras que injetaram milhões de dólares ao circuito jurídico econômico. A espinha dorsal da estrutura era composta por Emidio Morínigo Ximenes (Líder da organização), Jefferson García Morínigo. (Filho e chefe da organização) Kleber García Morínigo. (Filho e colaborador). Robson Lourivar Alcaraz (Contador) no Paraguai, Júlio Cesar Duarte. (Proprietário das casas de câmbio Uniexpress e Zafra).

Trabalho operacional nos dois países

No Paraguai a SENAD mobilizou equipes operacionais que cumprem de 11 ações tanto na área urbana de Pedro Juan Caballero quanto em uma propriedade rural. A avaliação total dos ativos que passarão para as mãos do Estado paraguaio gira em torno de 30 milhões de dólares americanos.

Alvos principais

São alvos de buscas desde o amanhecer, a Fator Group Company, residência em frente à empresa do grupo Factor, casa de Julio Cesar Servían, casa de Emidio Morínigo, casa de Jefferson García Morínigo, casa de Kleber Morínigo e casa de Robson Ajala e casa de Luis Alberto Benítez – (contador), casa de campo da família Morínigo, Casa de câmbio Zafra e Undereriexpress.

Casa de campo do clã, agora confiscada.
Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções