Núcleo especializado no Procon/MS encaminha solução para problemas de superendividamento

Núcleo especializado no Procon/MS encaminha solução para problemas de superendividamento

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Consumidores que já haviam perdido a esperança de verem suas dívidas quitadas ou pelo menos negociadas, voltaram a ter tranquilidade financeira após terem recorrido ao Núcleo Permanente de Atendimento ao Consumidor Endividado e Superendividado – Nupaces, da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS. Entre estes estão as senhoras Maria Rosa de Jesus e Hilda Ferreira, ambas idosas e com problemas idênticos que que lhes “tirava o sono” já há alguns anos e que, tomando conhecimento da possibilidade de solução por meio de atendimento pelo Nupaces do Procon Estadual decidiram se encaminhar suas preocupações e, como elas mesmo afirmam, “saíram exultantes com o desfecho” totalmente favorável a ambas.

No caso da senhora Maria Rosa, aposentada justamente por idade, as “dores de cabeça” vinham, há mais ou menos três anos quando suas condições financeiras ruírem após se endividar em relação a cinco fornecedores. Segundo ela, não via saída para a situação até que decidiu procurar ajuda encontrando receptividade inesperada no atendimento do Procon.

Confiando que teria solução, Maria Rosa deu entrada em sua demanda em 28 de fevereiro deste ano e a solução saiu em 18 de abril, menos de dois meses após o pedido de ajuda. No total, suas dívidas eram superiores a R$ 15 mil em instituições financeiras e comerciais e as prestações em valores altos que não lhe davam quaisquer perspectivas de quitação.

Com ajuda do Núcleo, foram canceladas dívidas em alguns casos e suspensos juros e reduzidos valores dos compromissos. Aposentada com valores irrisórios de benefício, a idosa se declarou aliviada e agradecida por ter podido chegar a bom termo nas suas pretensões de fugir do endividamento, tendo considerado, também, as orientações recebidas no que diz respeito a necessidade de controlar compromissos.

No caso da senhora Hilda Ferreira, também aposentada, a situação se repetia e a solução foi ainda mais rápida. Ela procurou ajuda em 11 de março deste ano e com intermediação do Nupaces, os acordos foram alcançados em 28 do mesmo mês, ou seja, após 17 dias. Prestações devidas há anos, cujo valor superava os R$ 750,00 foram reduzidas para pouco mais de R$ 170,00 propiciando condições de serem pagas.

Nupaces

Criado em agosto de 2020, o Núcleo Permanente de Atendimento ao Consumidor Endividado e Superendividado – Nupaces já prestou diversas formas de atendimento a um total de 4.108 consumidores. Desse total, ocorreram 288 acompanhamentos, 90 renegociações, 34 acordos tendo sido encerrados 16 processos sem acordo antes de sua conclusão e, 26 outros tiveram apresentaram resultados positivos para os consumidores sendo resolvidos antes de serem realizadas audiências.

Os consumidores que se encontrarem em situações difíceis para encaminhar soluções para dívidas que consideram insolúveis e que terminam por causar instabilidade financeira podem procurar o Nupaces na sede do Procon Estadual, à rua 13 de Junho 930, área central de Campo Grande.

Assessoria