O ex-deputado federal Aleluia é nomeado conselheiro da Itaipu

O ex-deputado federal Aleluia é nomeado conselheiro da Itaipu

COMPARTILHAR

O presidente Jair Bolsonaro nomeou o ex-deputado federal José Carlos Aleluia Costa para exercer a função de conselheiro da Itaipu Binacional, usina hidrelétrica que pertence ao Brasil e ao Paraguai.

José Carlos Aleluia tentou um novo mandato de deputado federal pelo DEM da Bahia ano passado, mas não conseguiu se reeleger. Ligado a temas do setor elétrico, Aleluia é professor e engenheiro eletrotécnico e terá mandato de conselheiro da usina até 16 de maio de 2020.

A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 10, que traz ainda a exoneração de Adailton da Rocha Teixeira da função de conselheiro da Itaipu.

Na quinta-feira, 9, o governo já havia trocado três outros conselheiros da empresa. Enquanto isso, o ex-deputado federal e ex-secretário de Michel Temer, Carlos Marun, nomeado pelo ex-presidente, segue afastado da binacional.

Marun foi afastado do cargo de conselheiro da binacional Itaipu por ordem judicial. Até decisão final do caso, Marun segue como conselheiro afastado, mas procurando se articular e ser mantido. Para alguns políticos, Itaipu está sendo comparada aos Tribunais de Contas estaduais, definidos como paraíso ou céu para ex-detentores de mandatos.