OMS declara emergência internacional por causa do coronavírus

A Organização Mundial da Saúde declarou emergência de saúde pública de importância internacional por causa do coronavírus. Isso eleva o alerta mundial em relação ao novo vírus, e indica que novas orientações devem ser anunciadas pela OMS.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira durante coletiva de imprensa no Ministério da Saúde. O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, explica o que pode acontecer.

“Geralmente que se discute nessa situação são orientações relativas ao cuidado, medidas de precaução, então a gente tem que ver se houve alguma mudança. Orientações relativas ao trânsito de pessoas, à definição de casos. Por exemplo: nós já adotamos ontem que era toda a China [a origem do viajante doente], a OMS não tinha mudado ainda”.

O secretário informou ainda que o Brasil só mudará sua classificação de risco se algum caso for confirmado. Existem 3 níveis de alerta. Hoje estamos no segundo, de perigo iminente para coronavírus.

Em relação aos Brasil, 10 novos casos que podem ter ligação com o coronavírus foram notificados ao Ministério da Saúde. Hoje são 43 notificações – 28 já foram excluídas pela pasta. Hoje o ministério classifica como 9 o número de casos suspeitos de coronavírus. Até o momento, não há caso confirmado da doença no Brasil.

Apesar do número de casos suspeitos permanecer em nove, houve mudança nos estados onde ocorreram notificações. Cinco casos – no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina – foram descartados, mas cinco novas suspeitas foram incluídas para investigação, no Rio, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Dados divulgados pela OMS apontam que mais de 7,8 mil casos foram confirmados no mundo, dos quais 7,7 mil estão na China.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções