Operação da PF cumpre mandados em Dourados

Antônio Coca

A Polícia Federal de Dourados cumpre nesta terça-feira a segunda fase da Operação Nepsis de combate ao crime organizado e contrabando. Ao todo foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão. Os federais buscam provas contra um homem que se passava falsamente por policial federal, a fim de solicitar propinas da organização criminosa desmantelada na primeira fase da Operação Nepsis, desencadeada em 22 de outubro do ano passado.

Segundo a Polícia Federal a organização criminosa investigada formou um verdadeiro consórcio de grandes contrabandistas, com a criação de uma sofisticada rede de escoamento de cigarros contrabandeados do Paraguai pela fronteira do Mato Grosso do Sul, a qual se estruturava em dois pilares: um sistema logístico de características empresariais e, ainda, a corrupção de policiais cooptados para participar do estratagema criminoso.

Nesse cenário de corrupção policial sistêmica, o preso identificou a oportunidade de se passar por agente de Polícia Federal e vender informações aos chefes da “máfia dos cigarros” sobre possíveis operações policiais, recebendo valores em nome de uma equipe inexistente de policiais federais fictícios, bem como em nome de membros do Poder Judiciário. Há registros de solicitação de pagamentos no valor de R$1 milhão para prejudicar o andamento de uma suposta Operação Policial.

Além disso, o falso policial atuava auxiliando no escoamento logístico dos cigarros contrabandeados, prestando serviços de contra vigilância, ou seja, favorecendo o monitoramento pela Organização Criminosa da fiscalização policial nas rodovias. O preso foi indiciado pelos crimes de organização criminosa.

Em relação ao nome da operação a PF explicou que, segundo a mitologia grega, “Nepsis” significa vigilância interior, estado mental de atenção plena. A operação foi assim batizada em alusão à vigilância necessária para se combater as sofisticadas atividades criminosas ligadas ao contrabando e à vigilância em relação à própria atividade de fiscalização estatal para conter a corrupção de servidores públicos.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções