Operação em Minas Gerais e Dourados prende 46 pessoas

Antônio Coca

Quarenta e seis pessoas foram presas durante uma operação contra o tráfico de drogas em nove cidades do Sul de Minas e em Dourados, Mato Grosso do Sul a partir da madrugada desta quinta-feira (14).

Em Dourados um homem foi preso com 356 quilos de maconha. O nome dele não foi divulgado, mas ele foi levado logo cedo em um voo que partiu do aeroporto municipal da cidade. Ele estava acompanhado de 4 agentes e era considerado o maior fornecedor de drogas para a quadrilha que vinha sendo investigada desde 2017. O homem, que morava em Mogi das Cruzes (SP), seria filiado a uma facção criminosa de São Paulo e era encarregado de buscar a droga no Paraguai.

A operação foi batizada de ‘Lilith’ e começou às 3h. Foram cumpridos 48 mandados de prisão, com a prisão dos 46 suspeitos. Outras duas pessoas seguem foragidas. Além disso, a polícia cumpriu 56 mandados de busca e apreensão. Os alvos estavam principalmente na cidade de Lambari, mas as ações se estenderam também para Três Corações, Varginha, Cambuquira, Itamonte, Conceição do Rio Verde, Olímpio Noronha, Virgínia e Pouso Alegre, todas no Sul de Minas.

As investigações começaram em setembro de 2017, com a prisão do homem apontado de ser um dos chefes da quadrilha. “Ele foi preso em uma outra operação, a operação Narco Zero, e continuou a sua empresa ilícita de dentro da Penitenciária de Três Corações”, explica o delegado regional Cristiano Almeida.

Esse suspeito havia sido solto há dois meses e foi preso novamente nesta madrugada. A partir do monitoramento das ações, a polícia concluiu que ele continuava comandando a organização criminosa, envolvendo familiares e moradores da região. O dinheiro do tráfico seria depositado em contas de Lambari e região.

“Ele determinava, ele ordenava a seus asseclas, principalmente na cidade de Lambari, sua esposa, cunhada, parentes e outras pessoas que eram recrutadas por ele, para continuar essa atividade ilícita”, disse o delegado. Além da quantidade encontrada em Dourados, a polícia apreendeu pequenas quantidades de drogas durante o cumprimento dos mandados no Sul de Minas.

“Todas as pessoas foram devidamente ouvidas e ainda estão sendo ouvidas. Algumas, inclusive, foram autuadas em flagrante hoje, tendo em vista a apreensão de droga hoje. Inclusive com o apoio do canil de Belo Horizonte, foram encontradas algumas porções de drogas, mais de 2kg, [além de] dinheiro, armas de fogo”, acrescentou o delegado. Todos os envolvidos presos no Sul de Minas foram levados para Três Corações. Segundo a Polícia Civil, cerca de 200 policiais participaram da operação.

Operação teve início ainda na madrugada

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções