Operações são realizadas em favelas do Rio

Operações são realizadas em favelas do Rio

COMPARTILHAR

As forças de segurança realizam, nesta terça-feira (20), operação na comunidade da Kelson’s, na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro. Com apoio das Forças Armadas, ação é considerada a maior desde a vigência do decreto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em julho do ano passado.

A Secretaria de Estado de Segurança destacou que a operação estava programada antes do decreto presidencial de intervenção da Forças Armadas na segurança do Rio. Equipes dos batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Aeromóvel (GAM) também atuam na favela desde o início desta manhã. Até o momento, não há informações sobre presos e feridos no local.

De acordo com a secretaria, a operação começou com a ocupação do Arco Metropolitano e de rodovias, como a BR-116, na noite desta segunda-feira. O coronel Roberto Itamar, porta-voz do Comando Militar do Leste (CML), destacou que há ainda uma terceira linha de ações nos acessos aos Complexos do Salgueiro, em São Gonçalo, e do Chapadão e Pedreira, na Zona Norte.

Algumas vias e acessos nessas áreas podem ser interditados e setores do espaço aéreo poderão ser controlados, com restrições dinâmicas para aeronaves civis. Não há interferência nas operações dos aeroportos.

No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, representantes de todas as instituições envolvidas nas operações estão acompanhando e orientando, em tempo integral, os desdobramentos da ação.