Outubro Rosa com atendimentos gratuitos continua nesta sexta no Hospital do Coração

Mais de 200 pessoas foram atendidas, nesta quinta-feira (25), por cardiologistas, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas do Hospital do Coração, no Pátio Central, em Campo Grande, na campanha do Outubro Rosa. Amanhã, a partir de 8h até o meio-dia, a ação terá continuidade no Hospital do Coração, na Rua Cândido Mariano, 1703, com serviços gratuitos. “Estamos oferecendo exames de glicemia, aferição de pressão, índice de massa corporal e orientações à saúde.

Dessa triagem, três mulheres com mais riscos a doenças cardiovasculares serão contempladas com checkup completo pelo hospital”, explicou a médica cardiologista Sandra de Andrade. Dona Hilária Vilhalba do Prado, de 73 anos, moradora do Bairro Botafogo, saiu de casa de madrugada, para garantir o atendimento. “Eu peguei três ônibus e cheguei às 6h, não fui a primeira a chegar. Estou com dores, o coração parece muito acelerado, eu não poderia perder essa oportunidade”, disse a idosa.

Antes desse horário, às 5h da madrugada, dona Orlinda Machado, de 68 anos, já estava à espera da fila. “Minha mãe morreu aos 70 de coração, eu ouvi o alerta na Tv que as mulheres estão morrendo com problemas cardíacos, eu vim cedo”, disse a moradora da Vila Planalto, que após a triagem, saiu satisfeita. “Isso é muito bom. A gente ganha pouco e precisa!”

Depois de aferir a glicemia, dona Maria Edite, de 64 anos, descobriu que tem sintomas de diabetes. “Agora é cuidar, disse. Mesmo sendo voltado para o público feminino, José Miranda, 75 anos, fez questão de participar da campanha. “Moro perto do Estrela do Sul, atendimento na saúde pública é complicado. Não podia perder esse serviço de graça”, comentou.

Emagrecimento

A médica Letícia Trad Martins Costa observou que a maioria estava acima do peso e deseja obter um programa de emagrecimento. “Todas pediram orientações para as nutricionistas e receberam dicas de uma boa alimentação”, disse a cardiologista.

Para dona Zenil Nunes Nogueira, de 59 anos, a sugestão de cardápio pode ser o recomeço para uma vida mais saudável. “Eu aprendi a fazer combinações, não imaginava o quanto a minha refeição era calórica. Nos exames, deu tudo certo e vou voltar feliz, porque não estou com problema de pressão, só um pouco acima do peso”.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções