Palestra da Fiems prepara empresários de Dourados para mercado internacional

Depois de Campo Grande, a Fiems realizou, na última terça-feira (29), no auditório do Sesi de Dourados, a palestra “Qualificação Profissional e Atuação no Mercado Externo”, ministrada pelo consultor da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Luiz Roberto Gomes Dias de Oliveira, que apresentou aos empresários da região as oportunidades do mercado externo e a necessidade de se preparar para aproveitar essas oportunidades.

Segundo Luiz Roberto Gomes Dias de Oliveira, que também é especialista em Comércio Exterior e Relações e Negócios Internacionais, a palestra fez parte do projeto “Diálogos da Indústria”, que integra o PDA (Programa de Desenvolvimento do Associativismo), e tem como objetivo apresentar dados e estudos que contextualizam a qualificação do profissional da indústria na atualidade e preparar as empresas para se inserirem no mercado externo.

“O encontro abortou as questões de formação profissional, produtividade e impacto que isso gera na questão de competitividade brasileira no comércio exterior. Apresentei números de pesquisas que mostraram que a produtividade brasileira é extremamente baixa em relação a outros países e isso compromete o nosso processo de internacionalização, uma vez que nossos produtos acabam tendo um preço mais alto”, explicou o consultor.

Para se ter uma ideia, um trabalhador brasileiro médio, numa pesquisa realizada em 2013, produz US$ 10,80 por hora, enquanto um trabalhador chileno produz US$ 20,98 por hora. “Então uma alternativa para mudar esse cenário seria a união das empresas através de parceiros como Senai e IEL para que se montem cursos de qualificação para melhorar a qualidade da mão- de-obra e, consequentemente, a produtividade das empresas brasileiras para termos condições de exigir um padrão de qualidade internacional e nos tornarmos mais competitivos”, completou o consultor da CNI.

Na avaliação do empresário Gilson Kleber Lomba, que também é presidente do Sinvesul (Sindicato das Empresas do Vestuário Industrial da Região Sul do Estado de Mato Grosso do Sul), é de extrema importância empresários esses espaços de diálogo. “Hoje precisamos estar cada dia mais informados sobre o que acontece em diversos setores. Com relação à exportação, é fundamental nos atualizarmos, porque o mundo vem se transformando de forma muito rápida e a gente precisa estar atendo a essas novidades”, afirmou.

Já o empresário Rosivaldo Cardoso, da Digital Camiseta, considerou o evento uma oportunidade de agregar conhecimento. “Eu estou numa empresa nova que trabalha com confecção no sentido de personalização, geralmente para eventos, como aniversários, feijoadas, formaturas, abadá de carnaval. Vim participar desse evento promovido pela Fiems para entender de que forma posso me preparar para ser mais competitivo. Acredito que mesmo ainda começando, me informar sobre mercado externo pode ser um diferencial na minha empresa”, finalizou.

Com Assessoria

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções