Paraguai deflagra super operação contra o narcotráfico internacional

A Secretaria Nacional Antidrogas SENAD do Paragujai, através de sua unidade SIU-SENAD, no âmbito das tarefas de inteligência coordenadas com o DEA – a polícia americana antidrogas, Europol, com sede em Haia, a Direção Geral de Repressão ao Tráfico Ilícito de Drogas (DGRTID), e em coordenação com o Ministério Público do Paraguai, lança a maior operação contra o crime organizado e lavagem de capitais no País.

Numa primeira fase, são realizadas mais de cem (100) incursões em diferentes pontos do país, com o objetivo de realizar a prisão de 30 pessoas investigadas, além da apreensão de grande quantidade de bens patrimoniais avaliados preliminarmente em mais de 100 milhões de dólares norte-americanos, que incluem imóveis de luxo, grandes armazéns logísticos, nove fazendas, mais de 6.000 cabeças de gado, automóveis de luxo, frotas de caminhões e máquinas agrícolas, complexo esportivo, além de hangar e 13 aeronaves.

As ações são realizadas a partir de um investigação iniciada no final de 2019, que já está em andamento há 27 meses, e envolveu a Unidade de Investigação Sensível da SENAD na coordenação direta e troca de informações com a DEA. (Drug Enforcement Administration) dos Estados Unidos, agências de investigação que compõem a Polícia da União Européia, Europol sediada em Haia – Holanda e a Direção Geral de Repressão ao Tráfico Ilícito de Drogas DGRTID da Polícia Uruguaia.

Está sendo investigado um extenso esquema criminoso que integrou várias organizações criminosas formadas e pré-existentes no continente sul-americano em uma associação de grupos com fins criminosos, que nos últimos anos permitiu o transporte de várias toneladas de cocaína da América do Sul para o continente africano e europeu.

Inicialmente foi confirmada a ligação direta desta organização criminosa com três carregamentos de cocaína apreendidos no continente europeu sendo 1.131 quilos apreendidos em 18 de junho de 2020, no Porto de Antuérpia, Bélgica, utilizando exportação de farinha de soja em big bags. 10.964 quilos apreendidos em 2021, no msmo porto em meio a carga de couro. 4.174 quilos apreendidos em outubro de 2021, no Porto de Rotterdam – Holanda, em meio a farelo de soja.

As ligações da Organização Criminosa  com dois outros carregamentos de cocaína apreendidos no Paraguai também estão sendo investigadas. 1.344 quilos apreendidos em fevereiro de 2021, na Estância El Tigre, localizada no Departamento de Alto Paraguai, Chaco Paraguaio e 3.416 quilos apreendidos em julho de 2021, na cidade de Fernando de la Mora no Departamento Central.

Além disso, está sendo investigada a ligação entre a Organização Criminosa e o homicídio encomendado do empresário Mauricio Daniel Schuartzman Parnes, que estava ligado às atividades ilícitas investigadas. O total de apreensões ligas aos investigados preliminarmente, nos últimos 2 anos, totaliza 21 toneladas de cloridrato de cocaína apreendidas no continente europeu e no Paraguai.

Além disso, serão incluídas outras apreensões de cocaína que foram feitas na República do Uruguai durante o período das investigações e os embarques de várias outras toneladas da droga que foram enviadas com sucesso aos pontos de destino.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 99135-7483

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções