Pedido de liberdade de Lula sai da pauta da Segunda Turma do...

Pedido de liberdade de Lula sai da pauta da Segunda Turma do STF

COMPARTILHAR

Habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava agendado para ser analisado na sessão desta terça-feira (25), na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), foi retirado de pauta. No recurso, a defesa pede que o ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, seja declarado suspeito na ação penal relacionada ao triplex do Guarujá.

Com a mudança na agenda, o julgamento do habeas corpus fica para o segundo semestre, em decorrência do recesso do Judiciário. O caso começou a ser avaliado no ano passado, e já conta com dois votos contra a soltura do petista. Na semana passada, o ministro Gilmar Mendes, que havia pedido vista (mais tempo para analisar o caso) devolveu o processo, e pediu para ser pautado na Turma.

Ele tomou essa atitude em meio a revelação de diálogos entre Moro, o procurador Deltan Dallagnol e outros integrantes da Lava-Jato no Paraná. O ministro Ricardo Lewandowski atendeu a solicitação de Gilmar Mendes e pautou o HC. No entanto, ele deixou a presidência da Segunda Turma, dando lugar a ministra Cármen Lúcia, que se tornou responsável pela agenda e fez alterações nos itens da que iriam para votação.

Fonte: Correio Braziliense