Pequenos provedores são maiores disseminadores de tecnologia no campo e nos pequenos municípios

Cerca de 64% da população brasileira, o equivalente a mais de 116 milhões de pessoas, tem acesso à internet, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de a Geografia e Estatística), divulgados em 2016. Nesse total, um dos setores de maior representatividade econômica, a agropecuária conta com apenas 14% de sua área contemplada com acesso à internet, segundo pesquisa da Fibracem de 2017.

Para debater o assunto, o Futurecom, maior evento de tecnologia da América Latina, realizado de 15 a 18 de outubro em São Paulo, realizou o painel: “Always Connected – Which is the best solution for the business?”, onde um dos convidados foi o presidente da Apims (Associação dos Provedores de Internet de MS), Dario Burda Junior.

O presidente destacou a relevância da tecnologia para o desenvolvimento econômico e social dos municípios. ” Em Mato Grosso do Sul a economia é pautada no agronegócio e o acesso à internet é fundamental tanto para a transmissão de informações e das novas tecnologias importantes para o desenvolvimento e não só nas áreas rurais, mas assentamentos e aldeias, esse acesso é possível pelo trabalho dos provedores regionais”, esclareceu.

Representando a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o conselheiro Aníbal Diniz enfatizou o crescimento e o papel essencial dos pequenos provedores para a disseminação do acesso à internet. “Cerca de 22% da internet fornecida no Brasil é oriunda dos pequenos provedores. Isso equivale à mesma proporção do terceiro maior representante entre as grandes empresas. São os provedores independentes que levam acesse o às regiões mais distantes, mas que ainda enfrentam grandes dificuldades de infra-estrutura. É preciso estabelecer metas de infra-estrutura e investimentos necessários para estabelecer a conectividade em todo o Brasil”, pontuou Diniz.

Além do presidente da Apims e do conselheiro da Anatel, integraram o painel: Gustavo Vieira, da Vale; Arthur Oliveira, do MCTIC; Erich Matos, da Antony; Sérgio Chaves, da Hispamar; Marcio Brasil, da Intelsat e representando a Ospitel (mais importante telecom do Peru), Rafael Muente. A mediação foi realizada por Caio Bonilha, da Futurion Análise Empresarial.

O presidente da Apims, além de integrar o painel, assistiu diversas palestras e painéis e participou de reuniões e busca de capacitações e novas oportunidades de negócios para os empresários do segmento em MS. “O Futurecom superou todas as expectativas, além de conhecimento, o evento oportuniza novas possibilidades de negócios e melhoria para o segmento”, finalizou Dario Burda Junior.

Futurecom – reunindo todos os segmentos relacionados à tecnologia e comunicação, o evento, que chega em 2018 à sua vigésima edição, foi dividida nos ambientes Redes, Futuretech, Inovação, IoT aplications e Teleco. Cerca de 15 mil pessoas visitam a feira por dia, onde podem conhecer os impactos das novas tecnologias no ecossistema econômico, além de ampliar o debate sobre as vantagens e desafios da conectividade, cada dia mais presente e essencial na organização da sociedade.

Fonte: UNA Cominicação

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