PF divulga balanço de apreensões no Mato Grosso do Sul em 2019

A Superintendência Regional da Polícia Federal de Mato Grosso do Sul divulgou esta manhã seus resultados operacionais no ano de 2019. A Superintendência destaca que, aliado aos dados de produtividade operacionais, foram implementadas diversas melhorias administrativas e logísticas com finalidade de realizar um melhor atendimento à sociedade sul-mato-grossense. Citam-se exemplos como, a realocação de todo o setor de atendimento ao público em Campo Grande para local centralizado e de fácil acesso e a reforma e ampliação do Posto Esdras em Corumbá, na fronteira com a Bolívia.

Quanto ao tráfico de entorpecentes, no ano de 2019, foram apreendidas 79.834,53 quilos de maconha e 7.405,61 quilos de cocaína. Nas investigações e ações de combate ao tráfico de drogas foram apreendidos das organizações criminosas aproximadamente R$ 30 milhões de reais e mais de duzentos veículos.

Observou-se um aumento de 79% no volume de cocaína apreendida e uma diminuição de 5% no total de maconha objeto de apreensão em relação ao ano de 2018. Releva notar que em 2018 foi o ano de maior volume de apreensões de maconha pela Polícia Federal no Mato Grosso do Sul. Ainda, no ano de 2019, ações integradas com outras forças (como a Operação Hórus) e erradicação das plantações de maconha no Paraguai (onde se pode citar a Operação Aliança, uma atuação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Paraguaia, como um fator de grande relevância) têm contribuído para o combate a este tipo de modalidade criminosa.

Quanto ao contrabando de cigarros foram apreendidos mais de 31 milhões de maços, aproximadamente trezentos veículos e, em ações conjuntas com outras forças (com destaque para a Operação Hórus), 280 indivíduos foram presos envolvidos neste tipo de modalidade criminosa. As Operações de combate determinaram um prejuízo de mais de R$ 238 milhões de reais às organizações criminosas.

Importa ressaltar que houve um decréscimo nas apreensões de maços de cigarro por parte da Superintendência Regional da Polícia Federal no ano de 2019 em relação ao ano de 2018. Esses números podem ser explicados por dois fatores: pelo incremento de ações ostensivas de combate, as quais dificultaram a entrada de produtos ilícitos no território nacional (sendo que, novamente, cita-se a integração institucional representada pela Operação Hórus como melhor exemplificação) e por ações que desarticularam financeira e estruturalmente organizações criminosas bastante significativas (os exemplos são as Operações Nepsis e suas fases, Teça, Trunk, dentre outras).

Com relação às armas e munições, foram apreendidas 132 armas e 18.188 munições, o que representou um pequeno aumento em relação ao ano de 2018, na ordem de 2% em relação aos armamentos e 10% quanto às munições.

A Superintendência Regional da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul tem como norte a melhoria na qualidade das ações investigativas e operacionais e também visa, com medidas estruturantes, formas de oferecer à sociedade o melhor atendimento possível em suas demandas administrativas.

Apreensões formaram “paredões” de drogas.
Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções