PF e Receita Federal desarticulam organização de contrabando de cigarros

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram na manhã desta terça-feira (11) a Operação FINIS ACTIONES, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no contrabando de cigarros do Paraguai para o Brasil. A principal rota de distribuição da organização abrangia o estado de Mato Grosso, com mercadorias entrando pela fronteira em Pedro Juan Caballero/PY e sendo distribuídas a partir de cidades sul-mato-grossenses como Ponta Porã, Dourados e Nova Alvorada do Sul.

As investigações apontam que a organização operava em formato de negócio familiar, sendo liderada por um indivíduo cuja companheira atuava na logística e como batedora de cargas. Os bens adquiridos com os lucros ilícitos eram ocultados em nome da mãe do líder, que também gerenciava a movimentação financeira do grupo. O pai do chefe da organização atuava na administração de uma loja registrada em nome de sua esposa, utilizada para armazenar mercadorias e disfarçar a origem dos recursos.

Além disso, a quadrilha contava com uma rede de motoristas e batedores, que transportavam os cigarros contrabandeados da fronteira até Dourados, onde os produtos eram armazenados antes de serem enviados para Rondonópolis e Cuiabá/MT.

A operação cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em endereços nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, contrabando e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros envolvidos e desarticular completamente a rede criminosa.

 

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 99135-7483

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções