PF faz apreensão na casa de lobista investigado por tráfico internacional em MT

A Polícia Federal apreendeu dólares, euro, relógios e bolsas de luxo no apartamento do lobista Rowles Magalhães, alvo da Operação Descobrimento, deflagrada na manhã desta terça-feira (19). A ação, que é coordenada pela PF da Bahia, visa desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de cocaína.

Rowles Magalhães foi assessor especial da gestão Silval Barbosa, e se tornou conhecido ao denunciar, em 2012, esquema de pagamento de propina referente à licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Rowles, em Cuiabá. Além de cédulas em dólares e euro – ainda não contabilizadas –, a PF apreendeu relógios da marca Rolex e bolsas e acessórios das marcas Valentino, Prada, Louis Vuitton, Yves Saint Laurent e Chanel. Na operação também foi preso o ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Nilton Borgato.

Meia tonelada de cocaína

O esquema foi descoberto após a apreensão de 535 quilos de cocaína em um jato executivo pertencente a uma empresa portuguesa ligada a Rowles Magalhães, em fevereiro do ano passado, em Salvador. A partir de então, de acordo com a Polícia Federal, foi possível identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente, transportadores e doleiros responsáveis pela movimentação financeira do grupo.

A operação

Ao todo, são cumpridos 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco. Apenas para Mato Grosso, foram expedidas cinco ordens judiciais.

Em Portugal, com o acompanhamento de policiais federais, a polícia local cumpre três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades do Porto e Braga. As medidas judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal de Salvador e pela Justiça portuguesa. A Justiça brasileira também decretou medidas patrimoniais de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias usadas pelos investigados.

Cerco começou ser fechado a partir da apreensão da carga de cocaína no jato.
Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções