PF suspeita que narcotraficante mandou desaparecer com Bruno e Phillips

A Polícia Federal investiga a ligação de um traficante internacional com o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips na Amazônia de acordo com o portal D24am, segundo fonte da corporação. Após dois suspeitos terem sido presos os policiais apuram a participação de, pelo menos, mais duas pessoas. Uma delas, possível mandante, é um traficante de cocaína com forte atuação na rota entre Brasil e Peru. Segundo informações o governo peruano está colaborando com a investigação.

Com Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como “Pelado”, o primeiro detido, foram encontradas uma arma de fogo e uma pequena porção da droga. Nesta terça-feira (14), também foi preso Oseney da Costa de Oliveira, o “dos Santos”. A região do desaparecimento está dentro de área pertencente à rota da cocaína da fronteira entre Brasil e Peru.

Em depoimento, Pelado afirmou que é pescador há 30 anos, conhecia Bruno Pereira de vista e que, no dia do desaparecimento, o viu passando de barco, mas não saiu de casa. Conforme revelam outros relatos colhidos na investigação, Pelado e dos Santos estariam no local do desaparecimento.

Os desaparecidos estavam realizando pesquisas e entrevistas na região para a produção de um livro e de reportagens sobre invasões nas áreas indígenas. O Vale do Javari é uma localidade com atuação intensa de narcotraficantes, garimpeiros ilegais e madeireiros que tentam expulsar povos tradicionais da região.

O servidor da Funai, que está licenciado de suas funções na fundação, é alvo de seguidas ameaças por parte de garimpeiros e madeireiros na região. Segundo a União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Bruno teria sido intimidado dias antes da viagem.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções