PMMS executará exercício simulado de resposta a múltiplas ações criminosas

PMMS executará exercício simulado de resposta a múltiplas ações criminosas

COMPARTILHAR
Treinamento atinge todas as frações de policiamento com as Forças Especiais.

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul executará o maior exercício simulado da sua história. Trata-se do Exercício Simulado De Resposta a Múltiplas Ações Criminosas – ESReMAC, com objetivo de simular e empregar todos os meios operacionais da PM, bem como os colaboradores, para responderem a ataques criminosos do tipo novo cangaço e domínio de cidades.

Tais modalidades de crimes vêm crescendo no Brasil e já atingiram estados vizinhos, como São Paulo, Santa Catarina e Paraná. As ações dos grupos criminosos perpetradas nestes estados geraram pânico e medo na população, e em alguns locais houveram vítimas fatais, entre policiais e a população local.

No exercício que a PMMS realizará na madrugada desta quinta-feira na Capital, o qual terá a duração de aproximadamente 4 horas, serão simulados ataques a instituições financeiras por meio de figurantes e a partir deste momento, com o acionamento da Policia Militar, terá início o plano de resposta a este tipo de modalidade criminosa.

Para tanto, serão empregados na ação 1.200 Policiais Militares pertencentes ao Comando de Policiamento Metropolitano-CPM, Comando de Policiamento Especializado-CPE e Centro de Operações da Policia Militar-COPOM. O plano foi desenvolvido por especialistas da Policia Militar e objetiva responder de forma rápida a essa modalidade violenta de crime, envolvendo toda a estrutura operacional da PMMS, além da integração com outras instituições como a PRF, Policia Civil, Polícia Federal, Guarda Municipal, Bombeiros, Associação dos Comerciantes, CCR e outros colaboradores civis que permanecerão sob sigilo para preservação da segurança de cada um dos participantes.