Uma megaoperação policial realizada nesta quarta-feira (4), no Aeroporto La Cruceña, localizado no município de Cotoca, na Bolívia, resultou em 38 pessoas presas, 66 aviões apreendidos e 29 hangares interditados. Adulterados, alguns dos aviões poden ter sido roubados no Brasil. Também foram apreendidos tambores de produtos químicos para a fabricação de substâncias controladas, armas de grosso calibre, equipamentos de comunicação via satélite e gasolina de aviação.
Três dos 38 presos, identificados como Grover Soleto Guzmán, Ulises Ruiz Dayer e o brasileiro López da Silva Junior, possuem processo por tráfico de drogas. A operação, iniciada na madrugada de domingo, foi realizada em primeira instância pelo Grupo Especial de Ações Táticas da Polícia Boliviana juntamente com representantes do Ministério Público. Elementos surpreendidos no local receberam os policiais a tiros, mas acabaram dominados.
Segundo o ministro de Governo, Eduardo Del Castillo, as pessoas que vigiavam essas propriedades foram divididas em dois grupos, um tentou se esconder nos hangares e o outro na mata que cerca o local.
Com a prisão das 38 pessoas, foi reqalizada busca em hangar por hangar onde encontraram substâncias químicas e acionaram a Polícia Antidrogas e o Ministério Público, já que a operação inicialmente dispensou essa força policial. A ministra explicou que a operação acontece no andamento de investigação anticorrupção para a libertação de 13 detidos e devolução de aviões, após uma ação da Felcn ocorrida em 2019, durante a primeira semana do governo de transição de Jeanine Áñez.
Apesar da operação, nem o Ministério Público nem a Polícia Antidrogas apresentaram provas, sendo os detidos foram liberados. Os hangares 6, 9 e 12 estão sendo investigados pela Unidade Anticorrupção da Força Especial de Combate ao Crime (Felcc), para esclarecer o ocorrido naquela época.
Entre os presos estão 36 homens e duas mulheres, que são investigados por posse e importação de armas, tráfico de substâncias controladas e associação criminosa em formação de quadrilha.
A operação
Esta é uma das operações com os maiores números dos últimos tempos. Os 38 detidos estavam nos 29 hangares onde também foram apreendidos 66 aeronaves de pequeno porte. O ministro do Governo disse que alguns desses aviões estavam sem registro, outros com registro clonado, como a aeronave com a matrícula CP-2490. “Também foram encontrados aviões sem assentos, pelo que se presume que foram utilizados para transportar gasolina de avião para outras pistas clandestinas ou também para o tráfico”. Explicou Del Castillo.
Entre as armas apreendidas estão fuzil AK-47, fuzil BB, pistolas Glock 9 milímetros, uma pistola Glock 40, pistola Beretta 6,35 e uma pistola Browning 32, cartuchos e carregadores. Também foram apreendidos 10 rádios, 16 telefones via satélite, 15 GPS via satélite e 23 celulares. Além disso, foram recolhidos cinco veículos e apreendidas 4.870 litros de gasolina para avião.
O ministro Del Castillo acrescentou que este relatório é preliminar, portanto a resolução final será anunciada quando as outras unidades policiais concluírem o trabalho de campo que estão realizando. Sobre os detidos, salientou que serão os juízes a determinar a sua situação jurídica nos próximos dias.
O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções