Polícia Civil e Aeronáutica concluem pericia onde avião caiu em Camapuã

Equipes do SERIPA 4 – (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos ocorridos nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, da Polícia Civil de Camapuã e DECO, a Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado, concluíram por volta de 22h de sexta-feira (16), os levantamentos na apuração do acidente envolvendo a aeronave Tupi matrícula PT-NYM. O acidente ocorreu por volta de 11h30 de quinta-feira (15), numa área de lavoura distante cerca de 500 metros do aeroporto de Camapuã.

No momento do acidente era realizado voo de instrução do aluno Gabriel Girardi, ministrado pela instrutora Thalita Helena Araújo, da Escola de Aviação CMM, baseada no Aeroporto Teruel, em Campo Grande. Sem definir causas ou responsabilidades, o que só ocorrerá após análise do que foi apurado no local e em equipamentos e peças do avião, técnicos e policiais constataram que pela dinâmica levantada no local, a asa direita da aeronave primeiramente chocou-se com o solo dando início a impactos até a parada final cerca de 100 metros depois sem o motor e com o trem de pouso para cima.

Socorridos por populares os tripulantes foram levados para o hospital de Camapuã de onde a instrutora Thalita, com fraturas nos braços e outras lesões precisou ser removida para a Santa Casa de Campo Grande. O aluno Gabriel, foi medicado e em seguida liberado.

A apuração

A DECO (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado) participa da apuração desse caso, como suporte aos policiais da Delegacia de Polícia de Camapuã, em razão da delegacia ser responsável por várias investigações na área de aviação, possuindo ainda equipe de técnicos formados na área de investigação de acidentes aeronáuticos, como delegados, pilotos e peritos criminais, com cursos na área de fator material.

O CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) através de seu órgão regional (SERIPA 4) fica responsável pela investigação com cunho preventivo, ou seja, tentar identificar o que poderia ter contribuído ou efetivamente derrubado a aeronave. A partir do resultado, emitir recomendações de segurança para o operador do equipamento, nesse caso a Escola CMM, para que situações dessa natureza não voltem a ocorrer.

Já a investigação realizada pela Polícia Civil, através da delegacia de Camapuã e da DECO – Delegacia de Combate ao Crime Organizado) promovem a apuração da determinação das causas do acidente, com a finalidade de responsabilização criminal, caso venha ser definido que o acidente ocorreu por problemas desde manutenção irregular da aeronave e também conduta dos tripulantes durante o voo de instrução.

Instrumentos e peças ajudarão definir situação

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções