As Polícia Federal apreendeu neste sábado (18), no interior do estado de São Paulo, um helicóptero que partiu do Paraguai e transportava 300 quilos de cocaína, segundo fontes oficiais. A aeronave foi abordada na zona rural de Buri, município do interior paulista, o mais populoso e rico do Estado, informou a Polícia Federal em nota.
O entorpecente estava distribuído em tabletes que ocupavam os assentos dos passageiros do helicóptero e seriam transportados para Sorocaba, também no estado de São Paulo. A Polícia Federal, que contou com o apoio da Aviação da Polícia Militar de São Paulo na operação, absteve-se de divulgar se realizou prisões na operação e se o piloto do helicóptero foi preso.
O helicóptero foi transferido para a Delegacia da Polícia Federal em Sorocaba, onde seguirão com as investigações do caso. De acordo com o Relatório Mundial da Cocaína 2023, divulgado na última quinta-feira pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), além de ser o segundo maior consumidor de cocaína das Américas, atrás dos Estados Unidos, o Brasil continua sendo importante ponte no combate às drogas rotas entre a América do Sul e outros continentes.
As rotas que passam pelo gigante sul-americano, antes destinadas principalmente à Europa, parecem estar cada vez mais direcionadas aos países africanos de língua portuguesa como Moçambique, Angola e Cabo Verde, segundo o relatório.
O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções