Polícia Federal deflagra operação envolvendo prefeituras de Ponta Porã e Amambai

Antônio Coca

A Polícia Federal deflagrou, com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Tembi’u com o objetivo de investigar eventuais fraudes em licitações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão em Ponta Porã e Amambai.

A ação teve por objetivo colher provas referentes à apuração de possíveis fraudes em processos licitatórios para a aplicação de recursos do PNAE. Os processos investigados são relativos aos anos de 2016 e 2017 na Prefeitura de Ponta Porã e, 2017 e 2018, na Prefeitura de Amambai.

As investigações começaram a partir de denúncia sobre um grupo de empresas que estaria participando de licitações para fornecimento de papel a órgãos públicos e realizando a entrega de produtos irregularmente importados do Paraguai.

A partir dessa constatação, foi possível identificar, em atuação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União, a participação desse grupo em procedimentos licitatórios com suspeitas de fraude para fornecimento de merenda escolar com sobrepreço às das duas cidades. Não é descartada a participação de agentes públicos.

Participaram da deflagração aproximadamente 80 Policiais Federais, além de servidores da Controladoria Geral da União. A ação contou com o apoio logístico do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro.

A operação foi batizada “Tembi`u”, que significa “comida” no idioma guarani, uma vez que a investigação diz respeito ao fornecimento de alimentos em cidades da região fronteiriça.
Investigações apuram irregularidades em licitações do PNAE nas Prefeituras de Ponta Porã e Amambai.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções