Polícia Federal e MPF fecham cerco a traficantes de armas no Brasil, inclusive Campo Grande

A Polícia Federal e Ministério Público Federal, realizam desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (15), a “Operação Florida Heat” para desarticular organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de armas dos EUA para o Brasil. Em Campo Grande, um envolvido foi pres.

São cumpridos mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão, em Campo Grande, no Rio de Janeiro e em Miami, na Flórida, Estados Unidos, com apoio da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da Embaixada dos Estados Unidos.

De acordo com as investigações, que já duram cerca de dois anos, a organização criminosa alvo da operação é responsável pela aquisição de armas de fogo, peças, acessórios e munições nos EUA, em seguida enviadas para o Brasil em contêineres, por rotas marítimas, e por encomenda postal, por avião, para os estados do Amazonas, São Paulo e Santa Catarina, tendo destino final uma residência em Vila Isabel, no Rio de Janeiro.

Conforme a PF, na maioria das vezes, o material era acondicionado dentro de equipamentos como máquinas de soldas e impressoras, despachados juntamente a outros itens como telefones, equipamentos eletrônicos, suplementos alimentares, roupas e calçados. Na residência, as peças eram retiradas pelos integrantes do bando no Rio de Janeiro, responsável pela usinagem e montagem do armamento, com auxílio de impressoras 3D (Ghost Gunner), que posteriormente eram distribuídos para traficantes, milicianos e assassinos de aluguel.

O dinheiro para a compra do armamento era enviado do Brasil para os EUA através de doleiros. A investigação identificou um brasileiro, dono de churrascarias em Boston, que recebia parte desse dinheiro e repassava para os alvos residentes nos Estados Unidos.

A quadrilha investia o dinheiro apurado com o tráfico de armas em imóveis residenciais, criptomoedas, ações, veículos e embarcações de luxo. Além das medidas judiciais já citadas, foi decretado o sequestro de bens, avaliados em cerca de R$ 10 milhões. Ao longo da investigação, foram apreendidos milhares de armas, peças, acessórios e munições de diversos calibres, tanto no Brasil, quanto nos EUA.

O grupo criminoso, que responderá pelos crimes de tráfico internacional de armas, organização criminosa e lavagem de capitais. O nome da operação “Florida Heat” faz referência ao estado americano de onde as armas eram enviadas ao Brasil pelo grupo criminoso.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções