Polícia Federal faz Operação Sabazius de combate ao contrabando em MS

Polícia Federal faz Operação Sabazius de combate ao contrabando em MS

COMPARTILHAR
"Exportadas" bebidas voltavam para comercio ilegal no País.

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou, nesta terça-feira (4) a Operação Sabazius, com a finalidade de aprofundar investigação de combate crime de contrabando de bebidas alcoólicas.

O esquema criminoso consiste, basicamente, na obtenção de benefícios fiscais através da reinserção no território nacional de bebidas alcoólicas (especialmente cervejas) que haviam sido exportadas ou, ainda, com mera simulação de exportação dessas mercadorias que, na verdade, permanecem e são comercializadas em território nacional.

A investigação iniciou-se, em 6 de dezembro do ano passado, com a apreensão de um grande carregamento de cerveja, que deveria ser destinado à exportação, mas estava sendo transportado de Ponta Porã com destino a Campo Grande. São cumpridos 6 mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Ponta Porã e dois em Campo Grande, contando com a participação de sete servidores da Receita Federal e 25 Policiais Federais.

O nome da Operação faz referência ao Deus da cevada e da cerveja, segundo a Mitologia Grega. A PF destaca que em razão da atual crise de saúde pública, foi adotada logística especial de prevenção do contágio com distribuição de EPI’s a todos os envolvidos, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas e investigados.