A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (4), a Operação Recidiva, para desarticular um grupo criminoso que ameaçava servidores públicos da cidade de Santo André, na grande de São Paulo. O grupo criminoso já havia sido alvo da Operação Púnico, em abril deste ano.
Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão, além de um novo mandado de prisão contra um homem preso na Operação Púnico em abril. As ações ocorreram nos municípios de São Paulo, Praia Grande, Diadema, Ribeirão Pires e Aguaí.
A organização que foi alvo da Operação Púnico, em abril, era especializada em inserir dados falsos nos sistemas de informação do INSS e criar benefícios a pessoas que não tinham direito a eles.
Eles inseriam no sistema a permissão para retirada de auxílio-reclusão para presos que não tinham direito ao benefício. O esquema ocorria em uma agência da Previdência Social em Santo André.
Mas, após ter descoberto o esquema criminoso em março e ter cortado o acesso ao sistema do funcionário envolvido, a chefe da agência começou a ser ameaçada. Após algum tempo, o gerente-executivo da agência também começou a receber ameaças por telefone.
Após o esquema ser descoberto pela PF, os servidores passaram a ser ameaçados para permitir a continuidade das fraudes e, apesar das três prisões naquela operação, as ameaças não cessaram, resultando em novas investigações e uma nova ação policial com a prisão do líder dos suspeitos na operação de hoje.
O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções