Porto Murtinho realiza grande campeonato de pesca

Porto Murtinho realiza grande campeonato de pesca

COMPARTILHAR
Pescador devolve dourado ao rio Paraguai. Imagem ilustrativa

Na última semana de pesca nos rios de Mato Grosso do Sul – o período de defeso inicia-se no dia 5 de novembro e estende-se até 28 de fevereiro de 2020 – os amantes de pescaria terão oportunidade de participar de um dos maiores torneios desse segmento em rios de água doce. É o 9º Campeonato de Pesca Esportiva de Porto Murtinho, a ser realizado entre 1º e 3 de novembro, com o apoio do Governo do Estado.

Murtinho, distante 445 km de Campo Grande, é um dos principais destinos de pesca esportiva de Mato Grosso do Sul. A cidade situada na fronteira com o Paraguai é banhada pelo Rio Paraguai e recebe anualmente milhares de turistas de todas as regiões do Brasil. O município também tem atrativos naturais e históricos, como o Morro Pão de Açúcar, Fecho dos Morros, Parque Municipal Cachoeira do Apa, Morro Celina, Cachoeira do Rio Aquidaban e Fazenda Barranco Branco.

“O turismo de pesca é um segmento do turismo já consolidado no município de Porto Murtinho, que proporciona à população murtinhense a geração de emprego e renda e movimenta o setor de serviços, em especial o segmento hoteleiro. São muitas as famílias que dependem da movimentação econômica da alta temporada do turismo de pesca para garantir o seu sustento”, afirma o prefeito Derlei Dellevati.

Inscrição e pontuação

Segundo os organizadores o campeonato de pesca esportiva, na modalidade pesque-solte, deverá contar com a participação de 110 equipes da cidade e de outras regiões do Estado, como Campo Grande, Miranda, Três Lagoas e Corumbá. O evento conta com extensa programação esportiva e cultural, incluindo dois shows gratuitos na Praça de Alimentação: João Paulo, no dia 1º, e a dupla Vitor Gregório e Marco Aurélio, no dia 3. No dia 2, show com Loubet. A competição de pesca embarcada será realizada no domingo dia 3, a partir das 8h, numa extensão de 1,2 km do Rio Paraguai, correspondendo a orla portuária da cidade, e terá duração de cinco horas.

Poderão se inscrever equipes mistas, até três pessoas por embarcação de no mínimo 4,5 metros de comprimento. A prova será acompanhada por oito árbitros e dez fiscais, aos quais caberá conferir os peixes fisgados e confirmar a pontuação.

As inscrições poderão ser feitas até às 17h do dia 2 e o valor cobrado é de R$ 200,00 por equipe. Conforme o regulamento, haverá premiação até o terceiro lugar. Para efeito de classificação, foi definida uma tabela de pontuação por espécies: armau, piranha e cachorra, cinco pontos; corvina, barbado, piavuçu e palmito, dez; piraputanga, jurupensem e jiripoca, 20; pacu, 30; jau, pintado e cachara, 40; e dourado, 50 pontos. Os peixes capturados deverão ter no mínimo 15cm.

Corridas de barco e chalana

O Campeonato de Pesca Esportiva será aberto no dia 1º de novembro, às 21h, com o show do cantor João Paulo. No dia 2, a partir das 8h, será realizado o torneio de pesca infantil/juvenil, do qual poderão participar crianças e adultos com idade entre 6 e 15 anos. A prova ocorrerá no cais do porto geral e terá a duração de duas horas. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 1º. Haverá premiação para os três primeiros colocados.

No dia 2, as atrações ficam por conta das corridas de chalana (mínimo de 7 metros) e barcos (de 15HP e 25HP), em frente ao porto da cidade. A corrida da chalana, com início às 13h, é uma forma de valorizar a comunidade ribeirinha, que vive da pesca na região. A inscrição é gratuita e poderá ser feita até o dia 1º. A corrida de barco ocorrerá às 14h e a inscrição custa R$ 40.