Prefeitura inicia o ano com posse de novos diretores e ampliação de vagas em escolas

A Rede Municipal de Educação (Reme) começará o ano com a posse de diretores e diretores-adjuntos de 21 escolas, que assumiram os novos cargos no dia 2 de janeiro. As eleições diretas eram uma reivindicação antiga da categoria. O processo eleitoral teve início em junho, com a publicação da lei 6.023, do Executivo Municipal, que instituiu a Gestão Democrática, um dos principais compromissos do prefeito Marquinhos Trad.

Outra reivindicação antiga da categoria será a mudança de nomenclatura dos Ceinfs, que passarão a ser denominados Escolas Municipais de Educação Infantil. A mudança visa ressaltar o caráter pedagógico dessas unidades e também é uma exigência para que ocorram as eleições diretas para diretores e diretores-adjuntos.

O próximo ano letivo também será marcado pela inauguração de seis novos Ceinfs, nos bairros: Jardim Inápolis, Zé Pereira, Anache, Popular e Radialista. Em breve serão inaugurados os Ceinfs Nascente do Segredo, que será uma transferência de prédio, e Vespasiano Martins. Com estas inaugurações, a Reme irá ofertar na Educação Infantil, 6,6 mil vagas em 2019.

Uma antiga reivindicação da comunidade de Anhanduí também será atendida nos próximos meses, com a abertura de um Ceinf que irá funcionar no prédio da subprefeitura do distrito. Os estudos para a implantação estão avançados e a equipe da Central de Matrículas já esteve em Anhanduí para fazer o levantamento da demanda e cadastrou 57 crianças.

Conforto garantido também para os alunos do Ceinf Marcos Roberto, que começarão o ano em novas instalações. O novo prédio locado está passando por alterações para melhor atender as necessidades dos 75 alunos do berçário a Pré-Escola e a previsão é de ampliar o número de vagas na unidade.

Segundo a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, o empenho na ampliação de vagas é prioridade na Reme. “Essa é uma preocupação da gestão atual, por isso desde o ano passado estamos trabalhamos para entregar as obras que contam com mais de 50% de execução”, ressaltou.

Ainda neste ano será dada continuidade ao projeto de expansão das ETI’s (Escolas de Tempo Integral), em cumprimento ao Plano Municipal de Educação. Diversas visitas em unidades escolares já foram feitas em 2018 e será formado um grupo para atuar nessa expansão, com a participação da comunidade escolar. A ideia é que até 2020 a Reme tenha entre sete e oito ETI’s a mais.

Quanto a área pedagógica, será implantado o Educajá, programa que é uma das metas do plano de governo do prefeito Marquinhos Trad e que busca melhoria do índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O objetivo do programa é identificar as dificuldades e níveis de alfabetização de alunos do 3º ao 9º ano.

Os trabalhos de identificação já começaram este ano, por meio de um diagnóstico de leitura desses alunos nas 94 escolas da Rede. Após a tabulação dos dados, será implantado um programa de suporte pedagógico e acompanhamento dos alunos.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções