Prefeitura promete para julho obra para controle de erosão no córrego Gameleira

A Prefeitura de Campo Grande planeja iniciar em julho obras de controle da erosão no Córrego Gameleira, que ameaça o Bairro Novo Século e até as duas pistas da Avenida Gury Marques, nas proximidades da sede da energia.

Nesta terça-feira (18), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos assinou contrato com a empresa vencedora da licitação, que executará a obra ao custo de R$ 2.490.356,95, 10% abaixo do preço de referência previsto no edital. A ordem de serviço será assinada tão logo seja autorizada pela Caixa Econômica Federal.

O projeto prevê a construção de uma barragem de nove metros, um vertedouro de cinco metros, em forma de tulipa, semelhante ao existente no Lago do Amor. De acordo com o secretário adjunto de Infraestrutura, Ariel Serra, quando a água da chuva atingir a cota máxima suportada pela barragem, o excedente vai cair neste vertedouro, espécie de poço profundo, e voltará ao curso normal do córrego, por onde escoará sem ampliar a voçoroca. Segundo ele, a cratera aberta será fechada gradativamente com o próprio sedimento retido na barragem.

A obra chegou a ser licitada há quatro anos, mas não foi levada adiante porque na época a empreiteira vencedora da concorrência desistiu do contrato. Agora, os concorrentes da nova licitação terão até o dia 31 de agosto para entregarem as propostas.

Ocupação

A erosão neste trecho do Gameleira, em boa medida, decorre das características do terreno (a região é bastante arenosa). No entanto, se acentuou a partir da duplicação da Avenida Gury Marques e do processo de ocupação urbana da margem esquerda (sentido centro/bairro) da via, iniciado ainda nos anos 70, com a construção das Moreninhas. O primeiro “rego d’agua” como uma simples fissura no terreno, surgiu há 30 anos.

Foi feita uma galeria que atravessa a avenida, por onde escoa toda a enxurrada da parte alta, que deságua no córrego. Há quatro anos, foi implantado mais acima um tubo armco, sob as duas pistas da Gury Marques, que receberá as águas pluviais da Cidade Morena.

Ano passado, a Prefeitura chegou a retomar a implantação de drenagem na parte baixa do Cidade Morena, mas a empreiteira desistiu da obra. O projeto foi revisto, o orçamento ajustado, e está sendo lançada uma nova licitação para execução de 1.677 metros de galerias, ao custo de R$ 3.101.713,06.

A obra vai acabar com o problema de alagamento em algumas ruas já asfaltadas, onde a drenagem não foi ativada porque falta a tubulação que levará até o Gameleira as águas pluviais da parte alta do bairro e das Moreninhas. No Cidade Morena, a rede de drenagem vai atender as ruas Campos do Jordão, do seu início até a Israelândia; da Israelândia, entre a Campos do Jordão e a Inconfidentes; Rua Guarani, entre a Israelândia e a Cana Verde; Rua Jaguariúna, entre a Floeral e a Guarani; rua Buenópolis, da Avenida Alto da Serra até a Rua Cana Verde; Travessa Gramados, do seu início até a Rua Buenópolis e prolongamento da Rua Neferson Clair de Moraes.

Fonte: Assessoria PMCG

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções