Antônio Coca
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na tarde desta segunda-feira (4) um carregamento de armas e munições de guerra que iriam abastecer o crime organizado. Um fuzil .50 e um fuzil de 7.62 ambos de alto poder de destruição. Também foram apreendidos dois revólveres calibre 38, uma pistola calibre 22 e centenas de munições.
A apreensão aconteceu na BR 262 e uma pessoa que dirigia o carro transportando o material foi presa, mas ainda não teve o nome revelado, assim como não foi informado para onde o arsenal estava sendo levado. O fuzil/metralhadora .50 apreendido tem a capacidade de abater aeronaves de qualquer porte e destruir carros blindados de combate, além de partir pessoas ao meio. Essa arma de assalto militar foi desenvolvida em 1989 para o exército suíço.
Ele usa como base o princípio de junção de arma de assalto convencional, fuzil, com o uso de munição no calibre .50, desenvolvida para uso em veículos militares, tanques e aviões de combate, devido ao seu imenso poder de fogo e capacidade de destruição e transfixação. Depois ele foi amplamente usado pelo Exército americano nas operações no Iraque, Afeganistão e outras operações militares do país. Nos Estados Unidos essa arma é disponível para a compra de qualquer cidadão comum, dependendo do Estado.
Mesmo com o grande peso da arma e da munição, a arma pode ser carregada por um militar ou combatente e depois montada em solo ou em um apoio de tiro, proporcionando firmeza e estabilidade necessários ao tiro de precisão. Nas mãos do crime organizado uma arma como esta pode causar grande impacto em confronto com policiais e garante ao marginal que a detêm, status e poder de persuasão perante os outros membros do grupo ou da quadrilha.
Ultimamente passou a ser frequente sua posse por criminosos em execuções planejadas e assaltos a carros de transporte de valores, pois um único disparo arrebenta o motor, atravessa a blindagem e mata um ou mais homem que estiver dentro do carro forte na rota do tiro. Em Pedro Juan Caballero, foi a principal arma utilizada na execução de Jorge Raafat que teve seu jipe de blindagem especial e o corpo atravessado por algumas balas.
O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções