PRF e PF apreendem quase uma tonelada de cocaína na BR-262 e prendem “empresário” dono da carga.

No início da noite desta quinta-feira (22), uma ação conjunta entres as Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF) levou a apreensão de quase uma tonelada de cocaína a princípio com 100% de teor de pureza. Ao todo, são 889 quilos da droga aparentemente com destinação aos grandes centros e para fora do Brasil.

A ação ocorreu no km 141 da BR-262, Unidade Operacional da PRF em Água Clara. Policiais abordaram uma Toyota Hilux com placas aparentemente de São Paulo/SP, alvo de acompanhamento pela Polícia Federal. A caminhonete era conduzida por Nelson de Oliveira Leite Falcão (47), acompanhado de um homem de 35 anos. Na abordagem o homem bem falante e dissimulado, se apressou em apresentar-se como proprietário de uma empresa do agronegócio e que trabalhava em várias fazendas em Mato Grosso do Sul.

Paralelamente outra equipe da PRF observou que o motorista de um caminhão VW/115.180 CNM, com placas de Guarulhos/SP, fez uma manobra brusca e estacionou no pátio de um posto de combustíveis. A equipe foi até ele que apresentou documentos com indícios de falsificação.

A falsificação foi em seguida confirmada através de checagem junto aos Sistemas da PRF, quando então o indivíduo informou seu verdadeiro nome. Consultando a procedência do caminhão, os policiais observaram que era propriedade de Nelson, condutor da Hilux abordada pouco antes.. Em princípio, Nelson admitiu que o caminhão era seu e que prestava serviço para uma empresa do ramo de celulose da região.

Diante da suspeita de que os veículos e ocupantes estivessem em atividade criminosa, o Grupo de Ações com Cães da PRF e da PF foram acionados os quais de pronto indicaram a presença de entorpecente no interior do tanque ampliado de combustível do caminhão. Foram então retirados vários fardos com tabletes de cocaína (pasta base e cloridrato), que somaram 889 kg da droga.

Enquanto a equipe fiscalizava o caminhão, um terceiro veículo, outra Toyota/Hilux, com placas de Betim/MG, conduzido por um homem de 26 anos, na companhia do passageiro de 36, seu irmão, foi abordado. O condutor se mostrou muito nervoso com a abordagem policial, sendo que a caminhonete estava plotada com adesivo da empresa de Nelson.

Questionados se conheciam os ocupantes da primeira Hilux, ambos informaram que não e que viajavam para São Paulo/SP para buscar maquinários agrícolas para o patrão que tem uma fazenda no Pantanal. Numa rápida checagem os policiais apuraram que todos são parentes em primeiro grau e que Nelson é tio dos outros três envolvidos.

Sem saída ele revelou o verdadeiro nome dizendo ainda que utilizava documentos de seu irmão (sem o conhecimento dele) porque é foragido com Mandado de Prisão em Aberto por quebra do Regime Semiaberto em Campo Grande, onde cumpria pena por tráfico de drogas. O homem admitiu ainda que sabia da carga de cocaína no caminhão e que a empresa fora aberta, exclusivamente, com o fim de traficar drogas e realizar lavagem de dinheiro. O destino do entorpecente seria a cidade de São Paulo, capital.

O motorista do caminhão fora contratado para pegar o veículo, já carregado com a droga, no pátio de um posto de combustíveis em Aquidauana e levar até a capital paulista, onde receberia pelo transporte. Os cinco homens foram presos em flagrante e encaminhados com os veículos e a droga para a Polícia Federal em Três Lagoas.

Tráfico era realizado entre primos

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções