PRF realiza Operação Pedal Legal em Campo Grande, Terenos e Sidrolândia

PRF realiza Operação Pedal Legal em Campo Grande, Terenos e Sidrolândia

COMPARTILHAR
Ação levou muita orientação aos ciclistas. (Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na manhã deste domingo (25), em alguns pontos da BR-060 e BR-262, em Campo Grande, Terenos e Sidrolândia, a Operação Pedal Legal.

O objetivo da Operação foi orientar e conscientizar ciclistas que praticam essa modalidade esportiva sobre a importância de obedecer as regras de circulação de trânsito, como seguir na mesma direção do sentido da via. Na abordagem, os grupos de ciclistas foram orientados também do uso de equipamentos de segurança, tais como sinalizadores, espelho retrovisor e buzina, além de estimular a adoção de equipamentos modernos que possam acrescentar segurança, como sinalização por iluminação de LED, já utilizada por muitos e não especificados em legislação.

Após as abordagens, os ciclistas eram liberados e aqueles que não possuíam equipamentos de segurança eram orientados a adquirir e instalar em suas bicicletas, assim que possível. Lembrando que não existe previsão legal para punição ou multa pela ausência de equipamentos de segurança nas bicicletas.

A Operação Pedal Legal durou todo o período da manhã e esteve presente em trechos da BR-060 e 262, onde o fluxo de ciclistas é maior, como no km 350, e no Indubrasil, além de Sidrolândia. A PRF ainda não registrou acidentes envolvendo ciclismo na modalidade esportiva, mas continuará desenvolvendo ações para propiciar o aumento da segurança nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul diante da cada vez maior adesão da modalidade.