Primeiros 211 brasileiros resgatados em Israel chegam a Brasília

Correio Brazilinse

O primeiro avião com 211 brasileiros repatriados de Israel pousou no Brasil às 4h10 da madrugada desta quarta-feira (11). A aeronave KC-30 pousou na Base Aérea de Brasília após 14 horas de voo saindo de Tel Aviv. Entre os primeiros resgatados estão turistas, empresários, escritores, pastores, produtores de vídeo e aposentados. Nessa primeira fase da missão de resgate tiveram preferência brasileiros que estavam de passagem por Israel, seja a turismo ou a trabalho.

Pelo menos 1,7 mil brasileiros pediram ajuda ao Itamaraty para sair da região. Nesta quarta-feira (11), uma segunda aeronave, com 210 lugares, partirá de Israel com destino ao Brasil. Ontem (10), um terceiro avião, esse com capacidade para 60 pessoas, decolou de Brasília em direção a Israel. Já a mesma aeronave que chegou em Brasília na manhã desta quarta, volta para Tel Aviv no fim do dia.

Ao todo, estão previstos pelo menos seis voos para resgatar todos os brasileiros que pediram ajuda. De Brasília, os brasileiros poderão chegar a seus destinos finais de forma gratuita em voos comerciais. O governo federal informou que fechou uma parceria com a Azul Linhas Aéreas para as viagens dentro do país.

Conflito

Israel está em guerra com o grupo extremista Hamas desde sábado (7), quando o país foi atacado de surpresa pelo grupo. Mais de 2 mil pessoas já morreram no conflito, boa parte delas, crianças, algumas, decapitadas. Segundo o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é para que se retire todos os brasileiros que quiserem sair de Israel e da Faixa Gaza. A meta é repatriar mais de 900 pessoas até sábado.

O Brasil é o primeiro país a retirar seus cidadãos de Israel em meio à guerra. Duas mortes de brasileiros já foram confirmadas: de Bruna Veleanu, que estudava comunicação social em Israel, e de Ranani Glazer, que sonhava ser um DJ famoso. Uma terceira brasileira está desaparecida. Pelo menos 2.500 brasileiros ainda estão em Israel e 50 na Faixa de Gaza, informou a embaixadora Maria Laura da Rocha, ministra-substituta de Relações Exteriores. Ela ressaltou que todos os esforços estão sendo feitos para que o governo consiga repatriar essas pessoas o mais rapidamente possível. Estão previstos mais quatro voos até sábado.

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que o Brasil está fazendo contato com países vizinhos de Israel para que alguns cidadãos possam ser retirados da Faixa de Gaza por terra. Equipes de regaste já estão a postos para a missão, tão logo seja possível. O tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, destacou. durante a chegada do primeiro voo com brasileiros repatriados de Israel, que o governo está avaliando dois aeroportos ao Norte do Egito para a retirada de cidadãos da Faixa de Gaza.

Ele ressaltou que a distância é longa e que os cerca de 50 brasileiros que estão na região terão de se deslocar por terra até onde estarão os aviões que os trarão de volta para o Brasil. O militar disse ainda que estão sendo feitos contatos com autoridades da Jordânia e do Líbano para que a retirada de brasileiros da Faixa de Gaza seja feita o mais rapidamente possível e de forma segura. Para Damasceno, não há dúvidas de que a primeira fase da missão de resgate de brasileiros em meio à guerra entre Israel e o Grupo Hamas seja fechada no sábado.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções