Professor Riverton defende volta às aulas em segurança durante pandemia

Em reunião na Câmara Municipal de Campo Grande na manhã desta terça-feira (9), a secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes, esclareceu aos parlamentares sobre o retorno das aulas da Rede Municipal de Ensino em 2021.

Devido a pandemia de Covid-19, a modalidade de educação à distância foi estendida até 1° de julho de 2021, mas, de acordo com a secretária, o prazo pode ser alterado, de acordo com estudos e avaliação de menos risco aos estudantes e profissionais da Educação.

“O objetivo dessa reunião é esclarecer as dúvidas sobre as aulas remotas. Sabemos sobre o prejuízo pedagógico e emocional dos estudantes devido a ausência das aulas presenciais, mas entendemos que, mesmo as crianças sendo assintomáticas e correndo menor risco, elas podem ser agentes de disseminação do vírus e por isso, para preservar as famílias, os pais e os profissionais, precisamos manter as atividades remotas por hora”, esclarece Elza Fernandes.

Atualmente, a Educação Municipal contabiliza 109 mil estudantes e 13 mil profissionais, distribuídos em 202 unidades educacionais da Capital. O retorno das aulas presenciais também aumentaria o fluxo de pessoas circulando nas ruas e o risco de aumento na disseminação do vírus. Há cerca de um mês, o vereador Professor Riverton (DEM) iniciou trabalho em busca da inclusão dos profissionais da Educação na primeira etapa prioritária da imunização contra a doença.

O vereador protocolou a solicitação junto a Assembleia Legislativa, por meio do deputado estadual Lucas de Lima e foi até Brasília, onde se reuniu com o senador Nelsinho Trad, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina e por meio de videoconferência, conversou com o ministro da Educação, Milton Ribeiro. O documento também foi entregue a um representante do Ministério da Saúde.

Na Capital, Professor Riverton se reuniu e apresentou a importância da iniciativa ao secretário de Saúde, José Mauro Filho e à deputada federal Rose Modesto. Durante a reunião desta manhã, o vereador reforçou sua defesa, reforçando os impactos educacionais, emocionais e sociais aos jovens e suas famílias devido a ausência das aulas regulares, mas que é responsável esta ação da Secretaria Municipal de Educação manter a segurança dos professores, demais profissionais e familiares das crianças.

“Precisamos zelar pela saúde de todos e ao preservar estes mais de 13 mil profissionais, desde o professor até a senhora da cantina e o zelador, preservamos as famílias dos mais de 109 mil estudantes. É uma medida necessária e responsável e por isso reforço minha luta pela vacinação dos profissionais da Educação com máxima urgência, para que as aulas e a rotina social dos estudantes sejam retomadas”, defendeu o Professor Riverton.

A secretária reforçou que, mesmo com as aulas presenciais suspensas, os alunos em situação de vulnerabilidade continuaram recebendo o kit merenda e, mesmo que as aulas sejam retomadas de modo regular, o contrato com a TV Educativa para vídeo aulas, permanecerá em 2021.

“Até o final de 2020 distribuímos mais de 80 mil kits alimentação aos alunos e o contrato para aulas pela TV foi prorrogado por mais um ano, destacando que estas aulas são elaboradas pelos nossos professores”, finalizou.

Com UNA Comunicação

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções