Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Três Lagoas aprenderam, durante aula online realizada em razão do avanço da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), a construir o brinquedo bilboquê com a utilização de materiais recicláveis. Sob a coordenação da professora Elisangela dos Santos Maia Ferreira, fizeram um bilboquê reaproveitando garrafas PET, tampinhas, restos de tecido e papéis.
Durante a aula online da disciplina de Arte, a professora Elisangela Ferreira, que já tinha solicitado a lista de materiais com antecedência, orientou que, para dar continuidade à atividade, seria necessária a presença de um adulto responsável para ajudar a recortar a garrafa PET e furar a tampinha para evitar que algum aluno pudesse se machucar.
Inicialmente, foi apresentado um vídeo mostrando aos alunos que o bilboquê é um brinquedo antigo que consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central, e presa por uma corda numa espécie de suporte e que seu objetivo é acertar a bolinha no pino apenas balançando a mão.
Na sequência, foi mostrado, através de slides, o passo a passo de construir o bilboquê. Depois de concluído o bilboquê, a professora pedia que cada aluno mostrasse a todos o seu e após decorar conforme o gosto e criatividade de cada um, poderiam encaminhar fotos.
“As atividades encaminhadas aos alunos e as realizadas nas aulas online têm sido bastante exitosas, pois está havendo um engajamento dos alunos e família no acompanhamento dos trabalhos. Isso nos causa satisfação, pois são muitos os desafios que surgem em uma aula a distância com crianças”, analisou a diretora Zuleica Alves Guimarães.
Para a aluna Manuela Vaz Pagliotto, a aula foi uma experiência diferente. “Eu gostei muito da aula online, principalmente, de decorar o brinquedo e depois brincar com o meu cachorro”, declarou. A aluna Gabriela Ferraz Silva completa que o uso de materiais recicláveis foi legal. “Eu usei para fazer o meu brinquedo uma garrafa PET de 2 litros, chave de fenda, régua, barbante e tampinha”, informou.
Já o aluno Kauã Felipe Proença Barbosa completa que conseguiu ouvir as instruções e fazer o brinquedo de forma correta. “Tinha todos os materiais e foi bem legal. Agora, estou brincando bastante com o bilboquê que fiz. Meu pai me ajudou a furar a tampinha e a recortar a garrafa”, revelou.
O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções