O deputado estadual Coronel David (PSL), apresentou nesta terça-feira (1º), Projeto de Lei na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que trata sobre o atendimento prioritário aos portadores de diabetes na rede estadual de saúde pública e particulares.
“Estudos comprovam que o portador de diabetes, ao ficar longos períodos sem a ingestão de alimentação, pode sofrer diversos danos como mal-estar, visão turva, sudorese, fome intensa, taquicardia, alteração do nível de consciência, até a perda da consciência”.
“Muitos pacientes entraram em contato conosco, buscaram o nosso apoio, por isso apresentamos este Projeto de Lei que vai obrigar todos os hospitais públicos e particulares, postos de coleta de atendimento credenciados junto à rede estadual de saúde, clínicas e UPAs a dar tratamento prioritário aos portadores de diabetes Mellitus”, destacou Coronel David.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, pelo menos a metade dos portadores de diabetes tipo 1 sofre episódios de hipoglicemia uma vez por mês. Dados divulgados em 2012 pela pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para doenças Crônicas por inquérito Telefônico) mostram que cerca de 5,6% da população brasileira adulta sofrem de Diabetes e, realmente, está preocupada em controlar o excesso de açúcar no sangue. Entretanto, a falta de glicose pode causar danos como crises convulsivas e coma, que podem, inclusive, levar à morte.
Com Assessoria
O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.
© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções