Público pode escolher entre as canções finalistas do FUC 2021

A variedade de ritmos, vozes e talentos são a identidade do FUC (Festival Universitário da Canção). A iniciativa promovida pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) é destinada a apresentações de canções autorais e o público já pode escolher, até o dia 22 de dezembro de 2021, entre as 16 canções finalistas da edição deste ano.

Já tradicional no calendário cultural de Mato Grosso do Sul, o evento musical, iniciado em 1987 é destinado a universitários ou formados em todas as instituições de ensino sul-mato-grossense e, ainda, aqueles que concluíram sua graduação em outro Estado, mas que residam há pelo menos um ano no Estado.

Dividido em duas modalidades, sendo Popular e de Câmara, o FUC recebeu neste ano 181 inscrições, sendo 165 para a categoria Popular e 16 para Câmara. Na categoria Popular, foram consideradas aptas as composições com letra, melodia e acompanhamento instrumental, com duração máxima de cinco minutos e aberta a todos os gêneros musicais.

Já para a modalidade Canções de Câmara, foram avaliadas composições musicais com letra, melodia e acompanhamento instrumental, vinculadas à tradição erudita, também com duração máxima de cinco minutos, além de fomentar a valorização da poesia de Mato Grosso do Sul. “O evento foi especialmente inovador neste ano, pois, ao permitir Canções de Câmara, compostas sobre poesias de escritores do Estado, musicadas por compositores profissionais de todo o País, fortalece a difusão cultural sul-mato-grossense no mundo das artes, valorizando a qualidade de nossos poetas no meio musical nacional”, avalia o professor Marcelo Fernandes, pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte da UFMS.

Premiação

Os valores dos prêmios variam entre R$ 4 mil e R$ 8 mil, de acordo com cada categoria e as canções finalistas estão disponíveis para votação popular no canal da UFMS no Youtube (https://www.youtube.com/c/tvufms)Todas as apresentações contam com mesmo tempo de exibição e formato, para melhor acesso do público ao conteúdo.

A divulgação do resultado acontece no dia 23 de dezembro de 2021 na página do evento e vence, em cada categoria, a canção que obtiver maior número de likes (curtidas via internet).

Finalistas Canção Popular
Curupira e Saci – Luciana Fischer
O menino era Rei – Vadios 67 e Ucontraste
A História de Timaura da Silva – John Caetano
Não me Provoque – Serginho Lima e Sócios Band
Musa do meu Dia – SoulRá e Lucas Rabelo
Presente Saudade – Julio Ruschel e Aline Donatto
Tio Sam – Vosmecê
Violeta – Ana Cabral
Fumaça – Dai Vaz
Canal de Luz – Kzulo

Finalistas Canção de Câmara

A profundidade do nada – Evandro Higa e Luciana Fischer
Instantes – Luma Heyn e Ivan Cruz
Preciso que me dê as mãos – Leonardo de Rezende e Luciana Fischer
Dionísio – Tiago Santana Lima e Luma Heyn
Nosso Jardim – Evandro Higa e Antonio Coura
Os Deslimites – Lucas Mateus Silva e Juliana Araújo Gomes

Para 2022, a organização do FUC prevê um festival ainda mais amplo, com atividades presenciais e nas redes sociais. “O foco é aumentar a projeção nacional que o festival obteve nesta edição”, finaliza o professor Marcelo Fernandes.

Com UNA Comunicação

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções