Receita Federal alerta para golpe que cobra imposto inexistente

Receita Federal alerta para golpe que cobra imposto inexistente

COMPARTILHAR

A Receita Federal faz um alerta à população sobre um novo golpe que utiliza o nome da instituição. Nele, a pessoa recebe uma notificação postal falsa que exige o pagamento de um suposto Imposto Verificador de Score Concretizado.

Segundo essa carta, o contribuinte estaria com pendências em seu CPF, e para melhorar a pontuação no “cadastro de bons pagadores”, seria necessário efetuar o pagamento desse imposto em uma determinada conta. Os golpistas utilizam a logo da Receita Federal e a assinatura falsificada de um auditor fiscal para a carta parecer verdadeira.

A Receita Federal avisa que não fornece dados bancários para recolhimentos de tributos, e a única forma que ela faz a cobrança é por meio do Darf, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais. E alerta que geralmente os documentos de golpistas contém erros de português, orientações confusas e informações desencontradas.

A Receita também orienta as pessoas a fazerem a denúncia desse e de outros golpes usando o nome da instituição em uma das unidades da Receita Federal ou pelo site do Ministério da Economia, no endereço na internet: fazenda.gov.br/ouvidoria/sisOuvidor