Secretaria de Saúde MS lança campanha neste domingo com caminhada de conscientização à saúde do homem

A Secretaria de Estado de Saúde com o apoio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e do Corpo de Bombeiros Militar realiza nesse domingo (7), às 7h30, a Caminhada do Novembro Azul. Devido a estabilidade da Covid-19 no Estado, a Campanha do Novembro Azul chega com a ação estratégica diferenciada, promovendo a caminhada para a conscientização da população à saúde do homem. A concentração será em frente à sede da SES, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Para o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a caminhada significa o pontapé inicial para abertura da Campanha do Novembro Azul que será lançada neste domingo. “Nós convidamos a todos para participarem junto conosco desta caminhada pela vida. Queremos divulgar a promoção da saúde do homem. É importante que os homens mantenham em dia, os cuidados com a sua saúde e façam consultas e exames de rotina quando necessário”. Destaca Resende.

A técnica da Saúde do Homem da SES, Fernanda Lamera, lembra que a caminhada será realizada dentro do Parque dos Poderes. “Nós vamos aproveitar toda a estrutura do projeto Amigos do Parque. Nós sabemos que tradicionalmente, no final de semana, o parque recebe frequentadores e visitantes que transitam a região para realizarem as suas atividades esportivas. Por isso, escolhemos este local. O nosso percurso saíra em frente da Secretaria de Estado de Saúde até a Avenida Mato Grosso como a primeira parte e depois retornará até a Avenida Afonso Pena”.

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No entanto, para o Ministério da Saúde, este mês é dedicado para a sensibilização dos homens e dos profissionais de saúde quanto às ações do autocuidado e cuidado integral considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento. Toda a comunicação envolvida se baseia na promoção, proteção e prevenção para cuidados integrais em saúde.

Obras no Parque dos Poderes

A Secretaria de Estado de Saúde pede atenção de todos para as obras que acontecem no local. O trajeto do projeto Amigos do Parque será alterado na Avenida do Poeta, entre a Secretaria de Estado de Educação (SED) e a rotatória da Agesul. Nesse trecho, a pista no sentido Avenida Afonso Pena estará fechada para que os trabalhadores executem os serviços previstos na reforma do Parque dos Poderes. A pista contrária, em frente aos órgãos públicos, estará exclusiva para as atividades do Amigos do Parque.

Com a alteração, esse trecho da Avenida do Poeta ficará intransitável para veículos, que deverão desviar a rota. Quem vem da Avenida Afonso Pena ou da saída para Três Lagoas pela Avenida do Poeta, quando chegar à esquina da SED, deve virar na Avenida Marcelo de Castro Fontes Junior, acessar a Avenida Desembargador José Nunes da Cunha para chegar até a rotatória da Agesul e seguir.

Quem estiver no sentido contrário deve acessar a José Nunes da Cunha, sentido Secretaria de Estado de Administração (SAD), virar na Marcelo de Castro Fontes Júnior até a avenida do Poeta e seguir viagem. A Rua Manoel Ferraz de Campos Sales, que passa em frente ao Ministério Público Estadual (MPE), ainda não terá uma das pistas liberada. Da rotatória da Agesul até o Banco do Brasil, a avenida está com a pista da direita em obras e os veículos dividem a outra pista.

Fonte: SES

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções