Senador Nelsinho Trad acompanha teleconsulta e sistema de monitoramento contra o Covid-19 na Capital

Preocupado com a pandemia em Mato Grosso do Sul, o senador Nelsinho Trad visitou, neste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) para conhecer de perto as ferramentas utilizadas no combate ao Covid-19: a teleconsulta e o sistema de monitoramento. “Todo dia, surgem novos casos positivos (3.001 casos em MS e 608 na Capital). Muitos me pedem orientações, decidi, como médico e parlamentar, verificar o funcionamento dos serviços da equipe disciplinar na Capital, que acompanha o paciente por telefone e faz o monitoramento para acompanhar a evolução do caso”, comentou o senador Nelsinho Trad.

Antes de fazer a visita, o senador Nelsinho Trad adotou as medidas de biossegurança e recebeu o apoio de técnicos da Saúde. Desde 30 de março, o serviço de teleconsulta foi adotado pelo município com apoio técnico da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e já atendeu mais de 6 mil pessoas. “Numa escala diária, de 22 servidores, oito administrativos e seis de nível superior e oito médicos, eles atendem das seis da manhã até meia-noite por telefone (67-2020 2170)”, explicou o secretário de saúde do município, José Mauro Pinto de Castro Filho, que recepcionou o senador.

Em plataforma virtual, o secretário José Mauro mostrou como é feito o monitoramento de internações nos hospitais e de pacientes contaminados e esclareceu sobre o programa. “Aqui, podemos ver todas as enfermarias dos hospitais, o acesso a todos os locais dos hospitais, ver o estado de saúde dos pacientes com Covid e ter o controle de leitos. As unidades 24 horas ainda não estão integradas ao sistema”, respondeu o secretário ao senador Nelsinho Trad.

Como coordenador da bancada federal, o senador Nelsinho Trad, comentou que todos os parlamentares de Mato Grosso do Sul devem estar munidos de medidas de biossegurança e se aproximar dos serviços da Saúde para compreender as demandas do município e, assim, poderão destinar recursos federais para Saúde da Capital e dos outros 78 municípios de Mato Grosso do Sul. “Quis fazer essa visita aqui e liguei para o responsável, eu sou médico e tenho a prerrogativa de entrar em qualquer hospital, mas entendo que estamos vivendo um momento atípico e as regras devem ser cumpridas. A disciplina é o grande segredo para vencermos essa pandemia, nada de politicagem barata para vencer essa questão”, enfatizou o senador Nelsinho Trad.

Com Assessoria/Neiba Ota

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções