Senador Nelsinho Trad entrega relatório sobre investigações das mortes do indigenista Bruno e do jornalista Dom

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) entrega amanhã, às 11h de Brasília, o relatório à Comissão Temporária Externa (CTENORTE), criada para investigar as mortes do indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, sobre as conclusões dessa tragédia.

Em 60 dias após a criação da comissão, seria o prazo de término do trabalho. “Instalamos a comissão no dia 20 de junho e cumprimos, antes da data, o objetivo de investigar in loco as causas do aumento da criminalidade e de atentados contra povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e jornalistas na região norte. O resultado do relatório será encaminhado à presidência e aos membros da comissão e, consequentemente, às autoridades competentes”, explicou o senador.

A comissão é presidida pelo senador Randolfe Rodrigues, tem como vice-presidente o senador Fabiano Contarato. Também participam: os senadores Chico Rodrigues, Eduardo Velloso, Eliziane Gama, Humberto Costa, Leila Barros e Telmário Mota. O grupo promoveu audiências públicas e diligências na região. “O assassinato de Bruno e de Dom chamou a atenção de todo o mundo para a elevada violência contra os povos indígenas e contra agentes públicos e particulares que trabalham pela proteção dos povos originários, de suas terras e do meio-ambiente”, declarou o senador Nelsinho Trad.
Pereira e Phillips foram mortos a tiros, durante uma expedição em barco para a cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas. Eles desapareceram quase sem deixar vestígios, no dia 5 de junho, seus corpos foram queimados e enterrados. “Com a ajuda dos povos indígenas do Vale do Javari, as autoridades encontraram o barco usado por eles e o local dos corpos na mata.”

De acordo com a polícia, as investigações chegaram a três pescadores ilegais que teriam participado diretamente dos assassinatos. Ambos estão presos e viraram réus por homicídio. “A reunião amanhã será em caráter semipresencial, no Plenário 7, na Ala Senador Alexandre Costa, do Senado Federal, com transmissão pela TV Senado”, comentou o senador Nelsinho Trad, sem adiantar sobre as conclusões do relatório.

Compartilhe
Institucional

O Tempo MS News é um portal de notícias online que traz informações relevantes e atualizadas sobre o dia a dia do Mato Grosso do Sul. Com uma equipe de jornalistas experientes e comprometidos em levar ao público as notícias mais importantes do estado, o portal se destaca por oferecer conteúdo de qualidade em tempo real.

Entre em contato

(67) 0000-0000

[email protected]

© Tempo MS News - Todos os direitos reservados, design por Argo Soluções