Senador Nelsinho Trad participa da reunião sobre plano regional do desenvolvimento do...

Senador Nelsinho Trad participa da reunião sobre plano regional do desenvolvimento do Centro Oeste

COMPARTILHAR

Como coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS), acompanhou a primeira reunião de governadores do Condel/Sudeco (Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro Oeste) com o ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto, no Edifício Palácio da Agricultura, em Brasília.

Em apoio aos interesses do setor de agronegócios sul-mato-grossenses, Nelsinho Trad fez questão de participar do encontro que discutiu sobre o desenvolvimento regional. “Nós vivemos de uma economia essencialmente do agronegócio, o que a gente puder fomentar esse ramo, é sempre importante. Queremos ser o protagonista de mais recursos para esse setor”, enfatizou o senador Nelsinho Trad.

A Sudeco é das administradoras do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO). O destino desses recursos foi o principal tema da reunião sobre como será financiada nos próximos 12 anos a economia de setores do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Com fonte própria de recursos, junto com o Banco do Brasil (BB) e com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o FCO liberou R$ 9,2 bilhões para orçamento do fundo para 2019.

Já, no ano passado, foram R$ 9,4 bilhões. Deste montante, o Distrito Federal ficou com 7,2% dos recursos; Goiás com 33,5%; Mato Grosso do Sul com 24% e o Mato Grosso com 34,9%. “Parte desses recursos em andamento são para a construção de um parque tecnológico em Ponta Porã, que tem atraído o interesse de diversas empresas privadas e também de órgãos públicos ligados à segurança nacional, por se tratar de região de fronteira com o Paraguai”, explicou o senador Nelsinho Trad.

Com Assessoria/Neiba Ota